A publicidade nos games e seus desafios

É com muita honra que escrevo esse meu primeiro artigo para o site Marketing & Games. Tenho experiência com desenvolvimento de jogos, focando minhas especializações e estudos no marketing imersivo e publicidade nos games, da publicação até a pós venda. Então, nesse primeiro artigo venho apresentar alguns dados importantes baseados em uma recente pesquisa feita pela Sioux em parceria com a Blend New Research e a ESPM voltada para o mercado e público consumidor.

Como exemplo imaginemos um garoto de 15 anos jogando videogame em casa. Esta imagem não representa mais a maioria dos jogadores. Por meio de um estudo feito pela Blend New Research juntamente com Sioux e ESPM apontou como resultado que é o público feminino através dos seus smartphones para jogos de aventura e estratégia que ocupam essa posição de destaque.

img_post1

O estudo também mostrou como resultado que o público feminino que é fã de games corresponde a 52% dos  mais de 2800 pessoas entrevistadas de faixa etária entre 14 a 84 anos nas quais participaram da pesquisa. Os jogadores masculinos são pouco mais de 47%, sendo mais precisamente 47,4%. Na ultima pesquisa feita em 2015 era o inverso essas estatísticas.

Já na parte de publicidade nos games a pesquisa apontou dados importantes onde os patrocinadores e empresas anunciantes enfrentam um desafio para agradar os jogadores: Neste caso são as inserções interruptivas.

Dos participantes da pesquisa 31,8% não aceitam esse tipo de abordagem enquanto 68,2% aceitam porque são jogos free, porém afirmaram que incomoda na jogabilidade. Como restante final os outros 27% pagam para não verem as propagandas e não serem incomodados durante o jogo.

img2_post1
Conquistar todo esse público em potencial e sem prejudicar a experiência dos usuários/jogadores é uma das preocupações atuais das grandes empresas  desenvolvedoras de games e de grande parte do pessoal desenvolvedor indie.

Para o pessoal que está começando a criar seus jogos, e entrando no mercado finalizo este artigo com a dica:: Foquem na jogabilidade (desenvolvida na programação) e estudem com bastante atenção as formas para monetizarem os seus jogos, de uma forma que não prejudiquem a experiência dos jogadores. Tarefa que deve ser conduzida com maestria por um bom profissional de marketing para games e um bom game design coordenando todo a equipe dentro do projeto.

Um abraço e até breve!

Author: Juliano Cristian
Atua há 5 anos no mercado de Jogos Digitais no Brasil. É CEO da Startup Game Developers SC e da publicadora GD Publisher, atua como Game Design. consultor de Marketing para monetizações em Games e Apps atendendo empresas nacionais e internacionais. Atualmente recebeu um selo internacional pelo seu projeto do App "Salve Mariana" que divulga o Turismo da cidade, ajudando o comércio daquela região. Este projeto contempla também a produção de um Serious Game que divulgará as belezas históricas de Mariana, MG através do jogo que será levado gratuitamente as escolas públicas.

1 thought on “A publicidade nos games e seus desafios

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *