Videogame na sala de aula! Novo curso no Ibmec/RJ vai atrair os apaixonados pelos games!

A evolução tecnológica e o mundo globalizado permitiram que novas formas de comunicação pudessem ser aperfeiçoadas. O videogame, assim como o cinema e o teatro, ganhou novos mercados e, hoje, é responsável por mover grandes somas na indústria do entretenimento. De mera “brincadeira para crianças”, os games atravessaram uma verdadeira revolução nas últimas três décadas e hoje são peças-chave no desenvolvimento econômico.

video_game_culture_by_rosieposie91-d5e88ncO Brasil é o 11º país que mais fatura com games no mundo (cuja estimativa é faturamento de 1,3 bilhão de dólares em 2014) e o primeiro na América Latina. Esses dados foram divulgados por pesquisa no portal New Zoo. No Brasil há 48,8 milhões de gamers, ou seja, jogadores de videogames. Mas 61% efetivamente gasta dinheiro com jogos eletrônicos.

Segundo dados de pesquisa divulgada pela Universidade de São Paulo (USP), 75% das empresas desenvolvedoras de games faturam menos de 240 mil reais por ano e cerca de 21% têm faturamento anual entre 240 mil e 2,4 milhões de reais. Apenas 5 dos 133 estúdios pesquisados movimentam anualmente entre 2,4 milhões e 16 milhões de reais. Segundo a consultoria GFK, o mercado de videogames no Brasil já fatura mais do que o Reino Unido, Alemanha e Espanha, conforme divulgado durante a prévia da feira de jogos Brasil Game Show 2013.

logo-ibmec-videogamePara debater as amplas possibilidades de expressão nesta área, o Ibmec/RJ lança, na unidade Barra, o curso de extensão presencial Videogames: a cultura e as possibilidades expressivas de um novo meio, com carga horária de 30 h/a e aulas durante a semana, no turno da noite.

O objetivo do curso é introduzir uma compreensão mais aprofundada dos games como expressão cultural e inventiva do nosso tempo, a partir da análise da trajetória dos jogos eletrônicos desde sua criação – em meados do sec. XX – até os dias de hoje, tendo em perspectiva o processo de desenvolvimento ocorrido em outras formas narrativas, como a literatura e o cinema.

Klaus-Schmaelter-videogameO curso de extensão será conduzido por Klaus Schmaelter, Bacharel em Comunicação Social pela UERJ, jornalista, pesquisador e profissional de conteúdo com mais de 8 anos de experiência no mercado de Pay TV. Trabalhando na Rede Telecine, Klaus já fez a programação de canais como Megapix e, principalmente, Telecine Cult. Hoje é um dos responsáveis pela curadoria de conteúdo do Telecine PLAY.

Curso de extensão presencial Videogames: a cultura e as possibilidades expressivas de um novo meio

  • Local: Ibmec Barra
  • Endereço: Av. Armando Lombardi, 940 – Barra da Tijuca
  • Carga horária: 30 h/a
  • Início das aulas: 23/setembro
  • Aulas: terças e quintas-feiras
  • Horário: 19h15 às 22h15
  • Investimento: R$ 1.650,00 à vista ou 6 X R$ 275,00
  • Informações: clique aqui

Além do curso com ênfase no setor de videogames, a escola de negócios oferece Extensão em diversas áreas de atuação, com ingresso nos próximos meses. Confira os demais cursos em www.ibmec.br

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *