Pela primeira vez na história, a pirataria diminuiu de forma consistente ao redor do mundo

De acordo com a IDC, pela primeira vez na história, a pirataria diminuiu de forma consistente ao redor do globo e caiu de 43% para 39%, de acordo com o índice da consultoria. Os brasileiros conseguiram diminuir o volume de downloads ilegais de 50% para 47% e hoje é o país da América Latina e do Bric com o menor índice de software piratas.

punch-club-game-marketing-games-piratariaNo que diz respeito a games, um fato interessante ocorreu há alguns meses com o lançamento do jogo Punch Club. De acordo com o site Tiny Build, o Brasil, entre 10 países, foi o maior comprador e o maior pirateador desse game, após sua versão em português ser lançada.

Novas tecnologias têm ajudado na diminuição da pirataria de softwares e na forma de consumir serviços e produtos online.

Hoje, um dos principais inimigos da pirataria é o modelo de nuvem, que permite plataformas praticarem preços menores e está mudando a forma de consumo por parte de usuários de softwares. No mundo dos games, temos, atualmente, as funcionalidades online capazes de reconhecer a utilização de games piratas, disponíveis a partir da sétima geração de consoles, como o Xbox 360, o Nintendo Wii e o Sony PS3, e plataformas que facilitam a aquisição dos jogos, como Steam e a Nuuvem. Recentemente, no lançamento do jogo Just Cause 3, foi utilizado uma nova proteção de conteúdo chamada DENUVO. O grupo de hacker responsável pela “quebra” do jogo afirmou que, caso esse tipo de tecnologia vire tendência, a pirataria de games acabaria em 2 anos, tamanha a dificuldade imposta pelo novo sistema de proteção.

Aqui no Brasil, a Nuuvem nasceu no momento auge da pirataria (2011/2012), com o objetivo de agregar valor, tanto para o PC gamer que compra os jogos originais, quanto para os que consomem as versões piratas. Há 4 anos, quando foi lançada, não existia uma alternativa nacional que vendesse games originais por um preço justo e oferecendo suporte de qualidade.

A pirataria ainda segue sendo um tema bastante controverso, seja nos games ou em qualquer esfera e apesar de estarmos indo na direção correta ainda temos um bom caminho a percorrer… 

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Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

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