eSports continuará crescendo em 2017 podendo se aproximar dos esportes tradicionais em número de fãs

O faturamento anual do mercado de eSports é de aproximadamente US$ 194 milhões, informações segundo a Newzoo, uma das principais condutoras de pesquisas sobre a indústria dos games no Mundo. A empresa divulgou um relatório recentemente mostrando que, em um cenário bastante “conservador”, essa receita mais que dobrará, chegando a US$ 465 milhões anuais até 2017. Usando os esportes tradicionais como uma referência, a pesquisa também mostra como a economia dos eSports poderia facilmente gerar mais de US $ 1 bilhão em apenas alguns anos. Os dados fazem parte do relatório chamado “The Global Growth of Esports: Trends, Revenues and Audience Towards 2017″, segundo o qual as competições profissionais de games terão tantos espectadores quanto ligas esportivas americanas, como a NFL.

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Os resultados da pesquisa

Apesar de ter comparado a atividade esportiva profissional as atividades eSports em vários pontos, a pesquisa da Newzoo aponta que o fluxo de capital ainda é diverso, embora isso deva mudar. Enquanto nos eSports a maior parte da renda venha de vendas de jogos e produtos relacionados a eles, nos esportes tradicionais quase 60% vem da venda dos direitos de mídia e de patrocínios. Os números também são bem diferentes – os esportes faturam US$ 124 bilhões no ano, mais que toda a indústria de games (US$ 107 bilhões).

Além disso, existe uma grande diferença no dinheiro gasto pelos fãs. O relatório mostrou que cada espectador de eSports contribuiu com US$ 2,20 durante todo o ano para esse montante, enquanto o fã de esportes tradicionais gastou uma média de US$ 20 durante o ano.

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A Newzoo nota que os eSports devem se aproximar dos esportes tradicionais em número de fãs e espectadores, não em renda. Ainda assim, as diferenças também diminuem nesse âmbito, uma vez que equipes e empresas de eSports têm se profissionalizado e buscado modelos de negócios próximos do futebol e de outras modalidades, como patrocínios e contratos de “celebridades” e grandes “atletas”. Vale lembrar que a ESPN, o mais conhecido canal esportivo do mundo, transmitiu em julho de 2014 o International 4, um dos mais importantes eventos de Dota 2, e, devido aos resultados, planeja expandir sua cobertura de eSports como fez neste ano de 2016, assim como também fizeram os canais Esporte Interativo e Sport TV aqui no Brasil.

Bom para o mercado, bom para a indústria, bom para nós gamers e desenvolvedores. Até breve! Obrigado pela sua leitura e pelos comentários 😉

Author: Juliano Cristian
Atua há 5 anos no mercado de Jogos Digitais no Brasil. É CEO da Startup Game Developers SC e da publicadora GD Publisher, atua como Game Design. consultor de Marketing para monetizações em Games e Apps atendendo empresas nacionais e internacionais. Atualmente recebeu um selo internacional pelo seu projeto do App "Salve Mariana" que divulga o Turismo da cidade, ajudando o comércio daquela região. Este projeto contempla também a produção de um Serious Game que divulgará as belezas históricas de Mariana, MG através do jogo que será levado gratuitamente as escolas públicas.

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