Remake de games, uma nostalgia que dá negócio!

Relembrar o passado é da natureza do ser humano, contar histórias de fatos que já ocorreram é a forma que encontramos de reviver alguns sentimentos que presenciamos e que não queremos esquecer.

E já que gostamos tanto da Nostalgia, porque não utilizá-la como como uma ferramenta para reviver produtos que foram um sucesso, afim de vender ainda mais e estender sua vida útil?

mickey1Esta é a real premissa de um “Remake” que nada mais é do que o ato de se refazer uma história já conhecida do público, afinal ter familiaridade com um produto é um dos principais fatores que potencializam as vendas.

Quando se realiza um “Remake” de um jogo antigo, não se trata apenas de uma ação para alegrar fãs incondicionais, mas sobre tudo é uma nova oportunidade dos desenvolvedores continuar a obter lucro sobre seus principais clássicos. Afinal a chance de se fracassar com algum título que já foi um sucesso é relativamente menor do que iniciar uma nova franquia

Além de obter mais lucro, a fidelização de clientes entra em pauta, pois quando um “Remake” é lançado a percepção do jogador é a de que poucas coisas foram alteradas, algumas mecânicas, novos personagens, itens talvez… mas o que realmente importa é relembrar aquela sensação de um momento bom que você passou com o jogo original em sua infância.

Pokémon_-_FireRed_&_LeafGreen

Fica claro então que o lançamento de um “Remake” é uma decisão de negócios altamente calculada, onde as empresas sabem exatamente que determinados títulos venderão por si só com base na familiaridade e memórias que franquia estabeleceu com os jogadores. 

Já que essas escolhas não dependem unica e exclusivamente de nós fãs, só nos resta continuar na torcida e vibrar quando nosso game preferido for o escolhido para reviver carinhosamente as nossas memória adormecidas.

 

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *