Profissional

Qual é o seu perfil de jogador?


Indiferente do perfil de cada indivíduo, todas as pessoas em algum momento de suas vidas apresentaram as características de um jogador, pois as necessidades de competição e de recompensa são inerentes do ser humano.

A busca por momentos agradáveis de reflexão e lazer cresce constantemente, seja como uma espécie de fuga do cotidiano ou simplesmente por pura distração, com isso podemos encontrar “jogadores” dos mais diferentes tipos, não importando credo, cor, raça ou religião, pois dentro de um jogo se divertir é a lei. Para isso devemos analisar que cada indivíduo possui motivações diferentes que por sua vez necessitam de estímulos específicos para serem sensibilizados por um jogo, mas no geral, de acordo com o “Bartle Test of Gamer Psychology”  (uma série de perguntas acompanhadas por uma fórmula de pontuação que classifica os jogadores com base em suas preferências de jogo) as pessoas jogam por quatro razões principais, explorar o sistema (Explorers), colecionar itens (Achievers), interagir e se socializar (Socializers) e os competidores (Killers).

bartle-teste-illustration-mkt&games

explorersSeguindo esta linha de raciocínio, podemos descrever melhor o perfil destes jogadores, detalhando suas características como sendo os Explorers aqueles que preferem descobrir novas áreas, criam mapas e aprendem sobre lugares escondidos e passagens secretas, buscam conhecer e aprender como o jogo funciona e seu objetivo é sempre a busca pelo descobrimento.

achieversOs Achievers são os jogadores que preferem ganhar “pontos”, níveis, equipamentos e outras medidas concretas de sucesso em um jogo. Eles não medem esforços para conseguir recompensas que lhe confere pouco ou nenhum benefício, fazem simplesmente por prestígio e realização pessoal. Em tese é aquele que procura completar todos os desafios, almeja completar 100% das missões dada pelo jogo e completar uma lista de equipamentos raros.

socializersHá ainda uma infinidade de jogadores Socializers que optam por jogar jogos pelo o aspecto social, ao invés do jogo em si. Eles sentem prazer em um jogo através da interação com outros jogadores, e em algumas ocasiões, personagens controlados pelo computador que apresentem características de personalidade. O jogo é apenas uma ferramenta ou ponte que eles utilizam para conhecer outras pessoas dentro do jogo ou fora dele.

killersE por fim os jogadores com perfil de Killers que são altamente competitivos, basicamente gostam de afirmar seu poder ou habilidade confrontando, preferencialmente, outros jogadores. Gostam de prosperar em competições com outros jogadores, onde a situação de empate não é uma opção e seu desafiante deve ter que perder.

Os diferentes tipos de personalidade referem-se diretamente a classificação psicológica de cada indivíduo, sendo este um fator de suma importância no processo de construção de qualquer tipo de jogo, devendo haver um estudo minucioso referente ao público alvo, a fim de se aplicar os elementos de “Game Design” adequados para aumentar o engajamento entre o jogo e o jogador.

Faça o teste e descubra o seu perfil acessando este Link (em inglês)

Se identificou com seu perfil de jogador? Compartilhe conosco suas impressões!


One comment on “Qual é o seu perfil de jogador?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *