Profissional

Perfil de um profissional de games com ênfase em marketing


Pelo menos uma vez na vida você se imaginou trabalhando com games, jogando e se divertindo o dia inteiro… pois é aí que você engana, o profissional de marketing trabalha tanto quanto o responsável pelo marketing de qualquer outro segmento.

Mas enfim… o que realmente faz o departamento de marketing de uma empresa ligada aos games?

Pensando nessa resposta, busquei e listei as principais atribuições deste profissional, a fim de esclarecer de uma vez por todas o mito de que trabalhar com games e apenas “jogar” vídeo games!

Existem diversos perfis dentro de um departamento de Marketing, mas neste caso falaremos do Gerente de Marketing de Produto, pois ele é o responsável por todas as etapas de um plano de negócios, segue o perfil abaixo:

Responsabilidades do cargo

  • Criar e executar planos de marketing consistentes e inovadores sobre título específicos (jogos da empresa) de acordo com a estratégia de marcas.
  • Gerenciar a publicidade, as agências de compra de mídia, e as equipes criativas internas no desenvolvimento e execução de planos de publicidade, embalagens e ponto de venda de materiais.
  • Trabalhar com equipes de desenvolvimento para conceituar e desenvolver o posicionamento do produto perante o mercado.
  • Trabalhar com equipes de web e redes sociais na criação e desenvolvimento de produtos e sites voltados para a comunidade (gamer), iniciativas de marketing social e estratégias on-line.
  • Trabalhar com equipes internas e fabricantes de hardware (first party) para criar parcerias de marketing mutuamente benéficas. Identificar oportunidades com parceiros, criar e executar programas de co-comercialização.
  • Maximizar a eficácia do marketing de varejo, em coordenação com o Marketing de lojas e revendedoras.
  • Criar soluções para as lojas e revendedoras aumentarem seu poder de vendas, auxiliando na criação de brindes e promoções, elaborar apresentações para compradores de varejo e fornecer suporte local quando necessário.
  • Desenvolver orçamentos, controlar despesas, gastos de trilha sonora.
  • Coordenar as etapas de embalagem produto, produção de conteúdo de manual de instruções, trabalhar com desenvolvimento interno de produtos e fornecedores externos.
  • Acompanhar o desempenho do marketing e o seu retorno financeiro (ROI – Retorno sobre Investimento).

Lembrando que este profissional se reportará ao Diretor de Marketing que acatará ou não o planejamento por ele estabelecido.

Alguém tem o perfil indicado e deseja se candidatar?

Segue abaixo um site interessante para quem quer saber mais!