O mercado de games infantis não é uma Brincadeira de Criança!

rk_-_claudia_leitteRecentemente tive a oportunidade de conhecer os criadores da Recicla Kids, uma marca de conteúdo infantil, formada por cinco heróis feitos de material reciclado e conversando com o Leandro Campos, um dos idealizadores da marca, ele comentou que estavam em busca de conhecimentos relacionados a games e crianças, então comecei a pesquisar conteúdos e encontrei um excelente material no Gamasutra, que tomei a liberdade de compilar e compartilhar com vocês!

Desenvolvedores de jogos experientes caem na armadilha de pensar que fazer jogos para crianças é tão fácil simples como uma brincadeira de criança… Não é!

Na verdade, o mercado de aplicativos para crianças é ainda mais complexo do que qualquer outra categoria. Muitos dos instrumentos eficazes para viralidade condução em aplicativos adultos, tais como características sociais Facebook e ganchos para vários jogadores, não são possíveis com aplicativos para crianças. Novas regulamentações federais que regem a privacidade das crianças afim de colocar mais restrições sobre a forma como os editores e coletam informações pessoais de uso dos jogadores. E, para complicar as coisas, os “jogadores” (crianças) não são os “contribuintes” (pais). Como resultado, os aplicativos para crianças têm que trabalhar duas vezes mais difícil de agradar dois componentes diferentes.

Sendo assim como os desenvolvedores podem ter sucesso no novo mercado de games infantis? Enquanto a cartilha ainda está sendo escrita e refinada, aqui estão seis sugestões especialmente úteis para o lançamento de aplicativos de sucesso na categoria infantil:

1. Fazer bons Jogos/Aplicativos. Seu produto vai falar por si só, quanto melhor ele for, melhor ele ira se sair no mercado. Serão necessárias horas e horas testando os aplicativos com crianças e famílias e contamos com a opinião dos outros para ajudar a validar o que achamos que é uma experiência convincente. E, como vocês sabem, as crianças vão prontamente falar o que pensam.

jogos-iphone-estrategia-digital-criancas2. Tenha a atenção da Apple. Mais do que qualquer outra alavanca de marketing, ter um aplicativo em destaque ou que está incluso como parte da lista de indicados pela Apple, o retira da obscuridade para a viralidade. Como você recebe a atenção da Apple? Tenha um jogo que se destaca – ou porque ele é mais bonito, melhor do que, ou é completamente diferente de qualquer outra coisa – aumenta as chances de ele ser promovido pela Apple. A nova categoria Crianças na App Store deve realmente ajudar, também! (O artigo original citava apenas a Apple, mas com o crescimento da Google Play, este é um ponto de atenção a não ser descartado.)

3. Alcançar os pais. Coloque-se em posição de construir um relacionamento contínuo com os pais. Você pode fazer isso no design do jogo em si, incentivando experiências “co-play” que puxam os pais para a diversão – como o de impressão digital The Flying Alphabetinis, uma jogo puzzle de palavras para toda a família. Ser um recurso para os pais. Use sua experiência para manter os pais atualizados sobre o mercado mais importante, questões políticas ou sociais (por exemplo, Lei de Proteção de Privacidade Online de Crianças) que mais importam para as famílias. Como parte da estratégia de aquisição de clientes, ter uma presença em lugares onde os pais se reúnem para assessoria de confiança, como Common Sense Media. Além disso, se engajar ativamente na blogosfera visando ir a sites como Techlicious para app comentários, bem como participar nos grupos mais ativos do Facebook, como MomsWithApps ou TeachersWithApps.

4. Obter prêmios ou menções. Com tantas opções, ter um game premiado pode ajudar os pais a decidir se quer fazer o download do aplicativo ou pular para a próxima opção. (em minha busca por  prêmios no Brasil, não identifiquei referencias que realmente influenciem a compra por parte dos pais, mas acredito que menções em revistas ou portais especializados em crianças tenham o mesmo efeito em nosso mercado.)

5. Plano de atualizações regulares. Ao invés de realizar atualizações pontuais, considere-as como oportunidades para obter novamente a atenção do seu consumidor. Downloads de aplicativos frequentemente sofrem pico logo após uma atualização ser lançada por esta mesma razão. Falar sobre novas e melhores características de seu aplicativo é uma ótima maneira de obter a volta frequente de seu consumidor.

6. Construir uma forte presença nas App Stores. Isto significa ter imagens atraentes que transmitem a emoção de seu aplicativo em um relance. Certifique-se de que a descrição do seu aplicativo é simples, e ao mesmo tempo dizendo aos leitores, sem hipérbole, por que eles devem fazer o download do aplicativo. Reflita um pouco sobre suas palavras de busca. Se você tem um título licenciado, certifique-se que faz parte dos termos de pesquisa. Incluir categorias que os pais e as crianças estão mais gosta de usar em uma pesquisa – que vai do geral (jogos infantis, a educação, a aprendizagem) para o específico (jogo do alfabeto, coloração). Por exemplo, se você tiver um aplicativo que ensina as crianças sobre dinheiro, termos de pesquisa podem incluir “matemática”, “alfabetização financeira”, “economia”, “subsídio” e “o orçamento.” Na maioria dos casos, tenha em mente que é um adulto que está à procura.

mom-daughterAcreditamos que a dimensão e alcance do mercado de aplicativos infantil acabará por ultrapassar os números impressionantes alcançados pelo mercado de jogos tradicionais para crianças. Mas as regras para o sucesso mudaram substancialmente a partir deste modelo, onde as maneiras para se publicar um jogo se tornaram mais fáceis, mas também exponencialmente mais difíceis de se obter a atenção do público. Portanto, esta não é uma brincadeira de criança, mas estamos de acordo com Tim Schafer, quando ele disse que a coisa mais gratificante de fazer título interativo para crianças era  “assistir a um pai ajudar seu jogo garoto e jogá-lo em conjunto. É como se tivéssemos feito algo com um impacto extremamente positivo”.

Fonte: www.gamasutra.com

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

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