Novo console OUYA, uma inovação de Marketing?

Alguns argumentam que não houve uma grande mudança na indústria de jogos desde 2006 (XBOX 360, PS3 e Wii). Outros podem argumentar que a última grande mudança veio em 2010 com o Kinect da Microsoft. De qualquer forma, não houve nenhuma grande alteração em um mercado considerado “em constante movimento.” No entanto, Ouya (que se pronuncia “Oh Yeah”) está tentando mudar isso.

OUYA é um projeto ousado lançado através do Kickstarter (Site de Crowdfunding) que traz como proposta um sistema de vídeo game open source, com valor abaixo do praticado no mercado, aproximadamente US$99 o console. Além disso todos os jogos vão começar com um período experimental de 60 dias grátis, após o qual os desenvolvedores podem exercer qualquer modelo de receita que desejar (pago, publicidade, freemium, prêmio, etc.)

A ideia é ambiciosa: reinventar uma indústria já consolidada e que fatura Bilhões, através da inovação e criatividade de desenvolvedores independentes que dão vida aos games do iOS e Android e leva-los a tela da TV.

O console será baseado na sistema operacional Android e presume-se que o modelo vai funcionar um pouco à semelhança do iPhone com apenas algumas restrições sobre o que pode ser liberado com base em um conjunto de valores (basicamente qualquer coisa, menos pornografia e violação de direitos autorais.)

Interface inicial do Ouya

O projeto Ouya tinha como meta inicial alcançar US$ 950.000,00 porém já ultrapassou esta quantia a um bom tempo e continua a angariar recursos a um ritmo incrível, onde até o momento acumula mais de US$5 milhões!

Afinal, o OUYA pode ser considerado uma inovação de marketing, pois ele rompe o modelo atual do mercado de Games de se fazer as coisas, de maneira suficiente para criar novas categorias, mercados, produtos e interações com o consumidor.

Se o projeto vai vingar e se tornar sustentável, ainda não sabemos, mas caso seja bem sucedido, teremos um novo modelo de comercialização de games, algo totalmente novo com inúmeras possibilidades a serem descobertas!

Especificações do console:
• Processador quad-core Tegra3
• 1GB de RAM
• 8GB de memória interna
• Saída HDMI , até 1080p HD
• WiFi 802.11 b/g/n
• Bluetooth LE 4.0
• USB 2.0
• Controle wireless, touchpad
• Android 4.0
• Ethernet

Vídeo comentando o Conceito do console Ouya (inglês)

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *