Mulheres já dominam quase metade do mercado de games no Brasil

Os dados da 1ª Pesquisa Game Pop realizada pelo instituto Ibope, apresenta números que quebram muitos mitos sobre os gamers e seus fãs.

A pesquisa feita pelo Ibope, revelou que, 61 milhões de internautas no Brasil, de um total de 80 milhões, acabam jogando alguma coisa. Um dos responsável pelo levantamento, acredita que esses números podem ser ainda maiores.
Considerando somente os dados oficiais, o país é o 4º em gamers no mundo, com cerca de 40 milhões de internautas ativos. O Brasil fica atrás apenas da Alemanha, Estados Unidos e Rússia. Os adeptos de jogos no computador ou no videogame são compostos, basicamente por mulheres. São 47% de jogadoras, sendo que 51% (12 milhões de pessoas) dessas mulheres pertencem à classe A e têm idades entre 40 e 49 anos. O uso de jogos em celulares e smartphones desperta o interesse das mulheres, 23% de usuárias. Entre às mulheres 55% são apenas jogadoras casuais e a maioria delas, 77% usam jogos das redes sociais. Esse número representa dizer que 59% das adeptas de jogos, jogam todos os dias e tem como preferência jogos de cartas.

O levantamento ainda aponta que a mulher gasta mais tempo em games de redes sociais, como os aplicativos do Facebook. A faixa etária desse público varia entre 25 e 35 anos. A pesquisa do Ibope também mostra que 22% dos usuários preferem aparelhos que possam estar conectados na TV.

Ainda conforme os dados coletados pela pesquisa, o tipo de jogo ou formato influencia o hábito dos indivíduo tablets para jogar.s. Os jogadores online gastam em média 5h14 min, enquanto os que jogam através de consoles ou jogos portáteis ficam 3h22 min. Agora, vale ressaltar que o número de jogadores de console está caindo a cada dia. Isso porque as pessoas estão preferindo celulares e tablets para jogar.

A pesquisa também apontou uma uma migração do formato de jogos, do modelo pago (Premium) para o gratuito (freemium).

O mercado de Games não pode ser definido apenas como um nicho específico, pois não existe mais um perfil de jogador, todo mundo joga alguma coisa, ou seja qualquer pessoa pode ser um gamer.

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *