Marketing

Marketing e Games – Start


Olá Marketólogos e Gamers, dou o START neste novo projeto que tem por objetivo reunir informações relacionadas ao Marketing e Games sem complicação. Quero que as pessoas percebam a magnitude de um mercado pouco explorado e que está em franca expansão no Brasil. Nesta primeira postagem, gostaria de apresentar um artigo que redigi em meados de 2007 para o site “Gamecultura”, os dados mencionados já estão ultrapassados, porém o tema permanece tão atual como se tivesse sido escrito hoje. Confiram!

É impressionante como cada vez mais a publicidade vem sendo utilizada nos games, ela esta sendo aplicada de uma maneira sensata e para atingir um publico específico, não é como a televisão que por mais que você selecione os programas, sempre terá uma parcela de audiência que não será impactada. Em jogos On-line, por exemplo, é possível saber quem e quantos viram uma determinada peça em tempo real.

Nos games a publicidade bem aplicada atinge em cheio o publico alvo, pois quem adquiriu um determinado game é porque gosta do gênero e se houver publicidade inserida nele será voltada para algum produto que seja de acordo com o seu perfil. Sem contar que cada vez mais a publicidade vem sendo barrada, Outdoors proibidos, etc…

Uma boa saída é divulgar essa publicidade em um ambiente virtual, onde não há restrições físicas, e que por enquanto é um universo pouco explorado. Convenhamos que uma publicidade em um game como Winning Eleven (Futebol) é algo absolutamente normal, e altamente lucrativo, tanto para a desenvolvedora quanto para o anunciante, citei este exemplo para demonstrar que se for bem utilizada não irá interferir no divertimento do usuário e será considerada uma nova mídia para divulgação o que iria alavancar o universo dos games no mercado publicitário.

Algumas empresas já estão adaptando suas estratégias de comunicação em busca do público jovem para colocar anúncios dentro do ambiente virtual dos games. Inclusive li uma matéria do Jornal O Estado de São Paulo que uma consultoria Norte Americana projetou que o gasto em publicidade em jogos saltará dos US$ 80 milhões em 2005 para mais de US$ 400 milhões em 2009, um aumento bem significativo.

Os anunciantes estarão propensos a investir mais nesta nova mídia, a partir do momento em que um maior público comece a passar mais tempo imerso nesses ambientes virtuais, diminuindo o tempo gasto com mídias tradicionais, como a televisão. A publicidade em games já existe a um bom tempo, e tenho certeza que após ler este conteúdo, você irá começar a analisar seus games e notar sempre que ela aparecer e o atingir, e pode ter certeza de que esse novo gênero publicitário veio para ficar.

Visa, Santander, Kaiser e Toyota. Algumas das empresas que acreditam no poder desta ação.


Leia mais em:
 www.gamecultura.com.br