Miscelânia

Jogos Educativos – Um resgate a cultura brasileira


Já vimos que os games podem auxiliar no aprendizado, e por que não utilizar este formato para apoiar a cultura brasileira?

O projeto Jogos Clássicos da Literatura lançado segunda-feira (13), na Bienal do Livro de São Paulo, idealizado pelo escritor Toni Brandão, veio para provar que é possível retratar as histórias dos livros na plataforma dos games.

Os livros escolhidos foram: “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “O cortiço”, de Aluísio Azevedo; e “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida.

A ideia da iniciativa é aproximar os jovens da literatura brasileira e construir uma nova via de acesso a esses clássicos.

Toni Brandão

“Estamos diante da melhor porta de acesso para se comunicar com os jovens, fazê-los refletir e se divertir ao mesmo tempo. Cada vez mais as pessoas serão convidadas a mergulhar, reconstruir, colaborar e transformar as histórias.”

Os roteiros dos jogos são construídos a partir dos conflitos dos personagens centrais dos romances, mas os desfechos são definidos pelo próprio jogador. Em “O cortiço”, por exemplo, joga-se sob o ponto de vista de João Romão, o dono do cortiço, protagonista que tem por objetivo aumentar seu patrimônio.

Para entrar nessa aventura literária em formato Gamer, basta acessar o site e jogar online. Uma forma extremamente criativa de aproximar um público que prefere o apelo interativo ao formato do livro estático, o projeto é um resgate a cultura brasileira e mesmo pra quem já leu os livros vale a pena conferir!

obs: (Os games estão em fase de construção e algumas vezes encontram-se indisponíveis)