Gerenciamento de Projetos Aplicado a Jogos Digitais

g1Um bom gerenciamento de projetos é essencial no desenvolvimento de projetos de jogos digitais, pois os projetos na área estão evoluindo e tomando grandes dimensões. O projeto do seu game deve ter processos que garantam e incluam todo o trabalho necessário ao bom desenvolvimento das atividades. Esse passo é fundamental para completar com sucesso cada etapa do projeto, e obter sucesso na criação do seu jogo.

Trabalhando com a equipe

Em relação aos membros do time de desenvolvimento do game é de fundamental importância que todos estejam integrados com os objetivos projeto do Game, que cada responsável por sua tarefa execute-a em tempo e com a qualidade necessária. Nesse aspecto, o gerente de projetos/game design tem a função de integrar os envolvidos, minimizando os problemas de relacionamento entre as pessoas e, principalmente, melhorando o processo de comunicação, que é um dos pilares da boa gestão de projetos. Portanto, integrar as pessoas com a estrutura do projeto do jogo, fazendo com que entendam os objetivos do trabalho e que, ao mesmo tempo, sigam o roteiro estabelecido anteriormente, é um grande desafio aos gerentes de projetos e game designers.

a1

Planejando os custos

A técnica chamada “Bottom-up” é uma estimativa de custos. Segundo Phillips “é o processo de criação de uma estimativa detalhada para cada componente de trabalho (mão-de-obra e material) e a certeza de que haverá uma variação sobre o custo”. Essa ferramenta pode ser dividida em fases, o que facilita o processo de orçamento do projeto do seu jogo. As etapas, segundo o referido autor, são: dividir o projeto em fases; considerar a fase de integração; considerar a carga horária total necessária para concluir cada fase do projeto; considerar os gastos de qualquer serviço especializado; considerar os custos do equipamento; considerar despesas de produção.

BAC – Budget at Completion

O “BAC’ possibilita o total estimado de todo o projeto do game antes de ele ser concluído. Segundo Phillips (2003) é a soma do orçamento de cada fase do projeto, o total final estimado para o projeto. Tal método apresenta uma vantagem, pois identifica o custo de cada fase e, ao mesmo tempo, possibilita que o gerente e o game design do projeto visualize o custo total do mesmo. Assim, os recursos poderão serem distribuídos de forma gradativa para cada fase que irá compor o desenvolvimento do seu jogo.

Gerenciar o projeto do game inclui: identificação das necessidades; estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis; balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo; adaptação das especificações, dos planos e da abordagem às diferentes preocupações e expectativas das diversas partes interessadas.

a2A Gerência do projeto deve identificar as partes envolvidas, pessoas ou organizações, conhecer suas necessidades e expectativas, então, gerenciá-las e influenciá-las de forma a garantir o sucesso do projeto do jogo. Um projeto de sucesso é aquele que alcança todos os objetivos traçados dentro do período de tempo proposto, com excelência.

Reforço que, durante todo o desenvolvimento do seu jogo haverá forças internas ou externas que forçarão os tomadores de decisões a programarem mudanças significativas em seu escopo, porém, o gerente de projeto/game design devem ter um plano de reação que possa adequar o projeto com essas influencias.

Resultados Finais

Para o desenvolvimento do projeto de um jogo e de qualquer tipo de projeto é necessário pesquisar muito sobre a viabilidade do mesmo, planejar, pois, desenvolver um jogo não é fácil, requer muita lógica de programação, criatividade, esforço. A construção de um game não é como desenvolver um sistema comercial, afinal, deve ser levado em consideração sua plataforma e todo o seu segmento.

Portanto, a metodologia quando bem gerida possibilita ao game design de alcançar os objetivos que foram estabelecidos com o plano inicial, demonstrando que o trabalho da equipe pode ser realizado de forma ordenada, minimizando os riscos que a execução do projeto apresenta.

124924686_1ggComo sugestão de leitura e pesquisa indico este livro:  
Gerenciamento de Projetos em Tirinhas: especialistas comentam a rotina de Rosalina, a Gerente de Projetos

Um abraço, e até breve.

Author: Juliano Cristian
Atua há 5 anos no mercado de Jogos Digitais no Brasil. É CEO da Startup Game Developers SC e da publicadora GD Publisher, atua como Game Design. consultor de Marketing para monetizações em Games e Apps atendendo empresas nacionais e internacionais. Atualmente recebeu um selo internacional pelo seu projeto do App "Salve Mariana" que divulga o Turismo da cidade, ajudando o comércio daquela região. Este projeto contempla também a produção de um Serious Game que divulgará as belezas históricas de Mariana, MG através do jogo que será levado gratuitamente as escolas públicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *