Games Freemium! Grátis, mas nem tanto…

Existem diversos modelos de negócios que podem ser aplicados ao universo dos games, mas hoje iremos falar sobre um bem peculiar, os Games “Freemium” e para exemplificar iremos abordar o lançamento recente do Plants vs Zombies 2, que é a continuação do famoso game de tower defense de mesmo nome criado pela PopCap Games  agora distribuído pela Electronic Arts (EA).

Em sua concepção  Freemium é um modelo de negócio em que um produto ou serviço (normalmente digital como softwares, mídias, jogos ou serviços web) é oferecido gratuitamente, mas posteriormente algum dinheiro é cobrado a usuários premium por recursos adicionais, funcionalidade ou bens virtuais. A palavra “freemium” combina os dois aspectos do modelo de negócio: “free” e “premium”, ou seja  ofereça o seu serviço de graça, possivelmente suportado por publicidades, mas não obrigatoriamente. Adquira uma grande base de clientes de forma eficiente através de buzz marketing, rede de referências, busca orgânica, etc. Depois ofereça serviços premium ou uma versão melhorada do seu serviço para a sua base de clientes e alguns pagarão por isso.

plantscomprarQuando a EA divulgou que planejava fazer de Plants vs Zombies 2 um título freemium, muitas foram as reações negativas, isso porque não são muitos os jogos deste modelo de negócios que obtém sucesso, pois é sempre algo muito complexo equilibrar a liberdade quanto a jogabilidade em relação a aceitação e generosidade do público quanto a captação de dinheiro.

Neste caso em específico aparentemente a Apple pagou a EA uma grande quantia em dinheiro para atrasar o lançamento de Plants vs. Zombies 2 para Android, tornando-o temporariamente exclusivo para iPhone:

Frank Gibeau, presidente da EA Labels
“A Apple nos deu um “caminhão” de dinheiro para atrasar a versão do Android [de Plants vs Zombies 2]”

O mercado de games sempre foi disputado e tudo indica que agora essa mesma concorrência e estratégias utilizadas para os games das plataformas chega ao mercado mobile mais forte do que nunca.

A ideia é boa, mas fica a pergunta: O mercado brasileiro está preparado para os Games Freemium?

Fonte: www.wikipedia.com

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

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