Game em Realidade Aumentada quer mudar sua forma de jogar nos Smartphones!

Chicken_Norris_poster_01O jogo “Chicken Norris: O Frango Atirador” tem a pretensão de ser uma evolução dos antigos jogos mini-game: Tais jogos tinham um único cenário, onde os inimigos chegavam aleatoriamente cada vez mais rápidos e a diversão ficava por conta do jogador testar seus reflexos e percepção, tentando, a cada jogada, bater o seu próprio record de pontos e permanência de tempo em jogo, com exatamente a mesma dinâmica, mas com novos elementos que a tecnologia nos permite, como inimigos inteligentes, troca de cenários, e animações tão próximas quanto puderem de um desenho animado.

Chicken Norris é um jogo de tiro em Realidade Aumentada (RA) com elementos de Quebra-Cabeças, onde o objetivo principal do jogador é defender as galinhas dos ataques dos inimigos, atingindo e incapacitando tais inimigos, ao mesmo tempo em que ele deve conduzir as Galinhas para dentro do puleiro.

Logo_Carranca_Fundo_BrancoConversamos com Raul Tabajara um dos responsáveis produtora de jogos “Carranca Games” e pedimos que contasse um pouco sobre as estratégias utilizadas para divulgação do Game, confira seu relato completo logo abaixo:

“A história da nossa estratégia de marketing acabou ficando um pouco conturbada… vou ter que dar algumas voltas na história mas explicarei tudo, o jogo era pra ser lançado no dia 10 de maio. Ele conteria 50 fases, 2 cenários e a versão de jogo em realidade aumentada e a versão Touch.

Mas ficamos sabendo da amostra de jogos BIG. Essa amostra é um concurso e ao mesmo tempo uma exposição de arte (que acontecerá esse ano no centro cultural vergueiro em SP).Infelizmente o último dia de entrega do jogo para poder figurar na exposição era até o dia 31 de março. E além disso, um dos requisitos de avaliação do jogo era que ele deveria ser lançado até o mesmo dia 31 de março. Então fevereiro e março foram meses de muita luta. Teríamos que encurtar o prazo de lançamento em 1 Mês e meio. O que era virtualmente impossível.

O que fizemos foi dar importância a alguns aspectos relevantes do jogo e deixar de lado outros. O que temos planejado como marketing é justamente fazer um corpo-a-corpo com o público e filmar reações das pessoas ao jogarem pela primeira vez um jogo de Realidade Aumentada.

ChickenNorris_6Apesar da Realidade Aumentada ser uma tecnologia de algum tempo (talvez uns 10 anos) poucas pessoas usaram-na para algo concreto. Isso por dois motivos: Primeiro que tecnologia de 10 anos atrás não permitia que aparelhos pessoais que suportassem o software e os cálculos de holograma por rastreio de imagem. Segundo porque, mesmo há 2 anos, quando tal tecnologia era acessível, os desenvolvedores de jogos descartaram a tecnologia como algo rentável – afinal pra se jogar em realidade aumentada o tabubleiro é impressíndível, e o melhor para produtoras é que o usuário consiga jogar seu APP em qualquer lugar, e não apenas na sua casa, de frente para o tabuleiro.

Então seja por conta da tecnologia não evoluída ou seja pelo fato de que a tecnologia é dependente de que o usuário não se locomova e tenha seu espaço pra jogar, ninguém arriscou criar jogos para o estilo. Muito recentemente a Sony começou a investir na realidade aumentada para o seu portátil (Ps Vita). Ela não investiu muito em marketing (ainda?) e essa forma de jogar, que é muito vistosa e impressionante, ainda é desconhecida de um grande público.

Então nossa estratégia era fazer o corpo-a-corpo em parques e ruas de SP, filmando reações e divulgando o jogo e a tecnologia, mas eis que surge o BIG e atrapalha nossa produção. Decidimos correr com o jogo e lançá-lo apenas na versão Realidade Aumentada, com 1 cenário e 15 fases. E assim fizemos. Lançamos o jogo no dia 30 e dia 31 o inscrevemos na amostra. Como as Stores de aplicativos online aceitam atualizações gratuitas para o usuário, ainda estamos finalizando o jogo, e no dia previsto do lançamento oficial quem comprar hoje vai receber a atualização. Então estamos encarando esse lançamento do dia 30 de março uma pré-venda jogável.

De outro lado, vamos investir muito em vídeos no youtube. Vídeos de GamePlay e dicas no nosso canal. Basicamente será um marketing totalmente voltado em mídias sociais. No dia do primeiro lançamento já lançamos o primeiro vídeo, apenas para criar um “burburinho” e a galera começar a conhecer. Tivemos um alcance de aproximadamente 100mil pessoas com um único vídeo.

Agora estamos focados em terminar as atualizações e continuar o marketing mais certeiro no dia 10 de maio. Até lá estamos mostrando pra sites especializados em games para conhecer o jogo e nossa produtora (que é uma produtora indie – amigos que resolveram por as cabeças para trabalhar)”

Curtiu a matéria e está curioso para conhecer o game? Então aproveite e baixe agora mesmo o game que está disponível para Android na Google Play, seu preço está em R$5,59 e além de contribuir com a cena Gamer no Brasil de quebra você experimenta a sensação de jogar em Realidade Aumentada! 

Google Play – Chicken Norris: O Frango Atirador

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

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