Entrevista Exclusiva: Copag revela quais são os seus planos para os Gamers brasileiros

A Copag pode ser considerada a principal referência quando falamos em “Card Games” nacionais, sempre atenta ao nosso mercado, busca diariamente por estratégias para atender a nossa demanda de jogos. Nós tivemos a oportunidade de conversar com o Coordenador de Marketing da Copag, Fábio Rodrigues, que nos contou um pouco mais sobre como a companhia pretende conquistar os Gamers brasileiros, o resultado você confere logo abaixo:

Desde 2006, além de seus baralhos tradicionais, a Copag investe em uma linha exclusiva de card games. Sejam licenciados ou de marca própria, os games são desenvolvidos para atender o mercado brinquedeiro e o mercado de jogos e colecionáveis do Brasil e América Latina.

Da criação da linha de games até hoje, muita coisa mudou. Inicialmente trabalhávamos apenas importando alguns games produzidos pela Cartamundi no resto do mundo, fazendo o trabalho de tradução, produção e distribuição. Hoje temos uma equipe interna de produtos, e cada item passa por um filtro completo de desenvolvimento.

A ideia geral continua sendo identificar as oportunidades do mercado, e trabalhar em produtos que atendam às necessidades dos jogadores. Estamos sempre em busca de novas mecânicas e novos jogos, sejam eles analógicos ou digitais.

copag-marketing-games-02Nosso foco para a linha de games são os jogos casuais, de família e educacionais. Jogos com regras complexas possuem um público mais restrito. Não são um produto bem aceito por todos, pois apresentam uma curva de aprendizado relativamente alta. Por outro lado, a grande vantagem neste tipo de jogo é que este é um público muito participativo e engajado, sempre sabendo com antecedência o que está sendo feito. O nível de expectativa e exigência é muito alto, o que naturalmente faz com que todos da empresa tenham que se envolver ainda mais com cada projeto.

Trabalhamos também com várias licenças, como Disney, Marvel, Nickelodeon e Turma da Mônica. Para nos atualizarmos sobre o mercado de licenciamento, participamos anualmente da Expo Licensing Show em Las Vegas, e somos associados da ABRAL, a Associação Brasileira de Licenciamento. É fundamental estarmos atentos à qualquer novo tipo de conteúdo para identificarmos seu potencial de licenciamento e sua relevância com nossa linha de produtos atual e futura.

copag-marketing-games-01Na linha de colecionáveis, trouxemos a licença de Pokémon para produção e distribuição do card game no Brasil. Um produto com apelo enorme no mercado atual. Trouxemos também o The Trash Pack e o Adrenalyn da Copa do Mundo da FIFA, produzido pela PANINI. Além disso, produzimos e distribuímos o Battle Scenes – Universo Marvel, o maior colecionável brasileiro já desenvolvido. São todos grandes cases que provam como uma mecânica boa associada à uma grande licença podem convergir em um produto espetacular.

Para nós, o principal desafio é trabalhar em um ambiente cuja cultura do colecionável e do card game ainda não é tão madura. A comparação com jogos importados acaba sendo inevitável, mas tentamos levar o melhor da produção nacional para o mercado. Como somos uma empresa brasileira, estamos mais próximos do jogador. Isso significa que ele pode tirar suas dúvidas com muita facilidade, enviar sugestões, críticas, e outras manifestações que são implementadas com muita rapidez. Acompanhamos muito do que é dito por nosso público em boa parte dos grupos de jogos. São excelentes fontes críticas e criativas para nós que trabalhamos diariamente com o desenvolvimento dos produtos.

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Super Copaguinho – Mascote da “Copag Digital”

Olhamos também com bons olhos para o desenvolvimento de mecânicas e soluções para o meio digital (Copag Digital). Já tínhamos desenvolvido alguns produtos com interação digital anteriormente, mas o foco nesta área para os próximos anos vai se intensificar bastante. Montamos, ainda neste ano, o departamento digital na Copag para pensar e criar novas soluções neste meio. O design para experiência de cross-plataform ainda é pouco estudado e pouco comentado. A maioria dos desenvolvimentos é feita com base em uma única plataforma. Apesar disso, o cruzamento entre mundo digital e mundo real é uma das principais tendências para os próximos anos. Exemplos como o Skylanders, o Disney Infinity e os óculos de realidade virtual estão cada vez mais aparecendo e provando que o modelo funciona e é esperado pelos novos consumidores.

Em resumo, nossa estratégia para os próximos anos é continuar investindo em nossos colecionáveis, buscando novas oportunidades para este mercado, e trabalhar com mecânicas casuais no mercado de games, integrando o meio digital ao analógico.

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

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