E agora? O que muda com a morte do Presidente da Nintendo, Satoru Iwata?

A triste notícia da morte do Presidente da Nintendo pegou todos de surpresa, Satoru Iwata, morreu jovem aos 55 anos, devido às complicações de um câncer o qual combatia desde o ano passado.

satoro-Iwata-morte-presidente-da-nintendo-marketing-gamesA Nintendo sempre foi uma empresa tradicional daquelas bem paternalistas, que se dedicava a máximo a experiência do usuário não se importando apenas com as vendas, a grande preocupação sempre foi a diversão. E quanto a isso não podemos negar que a empresa sempre nos trouxe uma variedade de títulos que sempre fizeram com que o jogador realmente se divertisse

É claro que na geração atual Nintendo não tem tido o mesmo desempenho que teve em seu passado glorioso, como nos tempos do SNES (Super Nintendo), e já na gestão Iwata, com o console Wii que foi sucesso de crítica e vendas. Como podemos notar houve gerações nas quais a Nintendo não se saiu bem, mas a “Big N” como é carinhosamente chamada por seus seguidores nunca deixou de inovar e dizer para o que veio e se mostrar grande.

Mesmo após essa notícia fatídica, eu como admirador de games em geral fiquei impressionado com a quantidade de comentários infelizes, tais como: “quem sabe agora toma um novo rumo“, “agora sim pode melhorar“, “era isso que faltava para termos mudanças“, entre outros comentários de muito mal gosto que não convém sequer citar.

satoro-Iwata-morte-presidente-da-nintendo-marketing-games-wiiSe você não concorda com a filosofia da Nintendo, ou até mesmo com o modelo de negócios que ela utiliza isso é totalmente aceitável, mas criticar um profissional que se arriscou ao trazer ao mercado um console revolucionário como o Wii é algo totalmente incoerente e sem sentido, até mesmo porque dificilmente teríamos uma industria tão competitiva, criativa e dinâmica se não fosse pelas ideias mirabolantes (nem sempre bem sucedidas) da Nintendo.

Enfim, o fato de não haver mais Satoru Iwata como presidente pode impactar de maneira o mercado e até mesmo as ações da empresa, mas não acredito que deva alterar os princípios e valores da companhia, até mesmo porque um planejamento de negócios não é algo que se decida da noite pro dia e sozinho, e sim com toda uma diretoria.

Portanto pessoal, seria legal um pouco mais de respeito tanto pela figura que ele foi tanto pelo profissional, e já que “Nintendo” significa “Deixe a sorte para o céu” vamos torcer para que venham boas vibrações lá de cima! 

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *