OK, você está finalizando sua faculdade de design de games (ou até já está trabalhando na área), já se sente confortável com suas habilidades técnicas, já pesquisou um pouco sobre o mercado de games e as oportunidades profissionais que ele oferece, e já tem na cabeça idéias para um jogo super inovador que ninguém nunca pensou antes.
Além disso, já sabe qual plataforma e ferramentas que vai usar para desenvolver seu jogo, já pensou no time e já rascunhou até um cronograma de produção e um plano financeiro. E de quebra ainda deu sorte de ter uma avó rica que lhe presenteou com R$ 5 mil para abrir seu negócio. Ótimo! Eu diria que você já tem 5% do que precisa para seu negócio ter sucesso. Só 5%? Sim, e olhe lá! Ter à disposição conhecimento técnico, recursos e boas idéias são fundamentais sim, mas não valem nada e serão inúteis se você não tiver o ingrediente secreto para ser um empreendedor de sucesso e fazer com que todos os elementos acima sejam aproveitados: a ATITUDE de um profissional!
O segredo para ser um profissional e não um amador é ter atitudes de profissional. Isso pode parecer meio banal ou conversa para boi dormir mas é a pura verdade. As atitudes de um bom profissional é que ditam o espírito do negócio, que motivam os colegas de trabalho, que conquistam a confiança de parceiros de negócio e clientes. Vamos combinar: se estamos falando de negócios, estamos falando em ser profissionais e não amadores. Nada contra quem pensa num projeto como passatempo ou hobby, mas se o objetivo do projeto é gerar receita e sustentabilidade financeira, você deve pensar de forma profissional e agir como tal.
Infelizmente não existe cartilha com uma lista de atitudes ou “regras de etiqueta” profissionais. Muitas vezes o bom senso é o mais indicado para todas situações. Mesmo assim, listo abaixo algumas comparações entre atitudes de um amador e de um profissional de games em diferentes aspectos:
- Se inspira numa ideia para um jogo que teve durante um sonho;
- Cria o jogo, independente se há mercado para ele;
- Lança o produto e seja o que Deus quiser;
- Promove o jogo esporadicamente até se cansar de “fazer marketing”;
- Vive fazendo perguntas desmotivadoras como “Por que minhas vendas estão uma m****?”
- Só se aproxima e troca informações com outros que também estão performando mal para poder se confortar no fato de que não é o único que está indo mal.
- Foca no aperfeiçoamento de disciplinas que gosta mais, por exemplo em design ou programação, em detrimento de áreas que teriam uma aplicação mais importante no momento, por exemplo marketing e planejamento;
- Busca conhecimento esporádico através de uma ou duas fontes como livros e artigos ao invés de ir a seminários ou vídeo-aulas, por exemplo.
- Guarda o melhor que tem em termos de conhecimento para si mesmo, como um tesouro, ao invés de compartilhar a informação e melhorar o nível da equipe.
- Foca em gerar receita e fazer com que os jogadores gastem mais;
- Enxerga os problemas como obstáculos.
- Persiste em ter dúvidas quanto ao sucesso: “Será que vai dar certo?
- Faz uma pesquisa básica primeiro para determinar as melhores oportunidades para novos jogos;
- Desenha um jogo que lhe inspira e que atende às oportunidades de mercado identificadas;
- Cria o jogo com base nos sistemas de venda e no plano de marketing que serão aplicado;
- Promove o jogo sistematicamente seguindo o plano de marketing pré-estabelecido;
- Faz perguntas desafiadoras como “Como posso aumentar minha receita em 20% ou mais?”
- Se aproxima, estuda e aprende com aqueles que estão tendo bons resultados;
- Faz uma análise pessoal de suas fraquezas e investe em aperfeiçoamento nessas áreas;
- Identifica múltiplas fontes de conhecimento (cursos especializados, mentoria, associações, novas publicações e seminários, etc.)
- Compartilha insights e conhecimento com a equipe e com outros. Pratica a arte de ensinar.
- Foco em atender às necessidades e expectativas dos jogadores e criar valor agregado.
- Enxerga os problemas como oportunidade.
- Persiste na confiança e pensamento positivo: “O sucesso é inevitável!”
Como você pode observar, as atitudes que diferem amadores de profissionais se apresentam num contexto mais psicológico e de desenvolvimento pessoal que nada tem a ver com capacidade técnica e disponibilidade de recursos materiais. É o pensamento transformado em ações que representam aqueles 95% do caminho que lhe faltam para atingir o sucesso.