Marketing

Samsung entra com tudo na onda de Gamification!


A gigante coreana Samsung vem abocanhando cada vez mais fatias de mercado, seja ampliando sua gama de produtos e atuação no mercado ou em inserção nas diversas faixas etárias. Dessa vez ela acaba de lançar um pacote de conteúdos inteiramente relacionado à copa, e como já era de se esperar aderiu de vez ao conceito de Gamification. Todas as novidades buscam fidelizar o cliente aproximar o contato com a marca através do aumento da interação, o que tem tudo a ver com o conceito.

image005Dentre as novidades apenas duas delas não tem a ver com Gamification. Uma delas é um pacote chamado Anicons, com 12 emoticons relacionados à copa para uso na plataforma de conversa ChatOn e o Painel Futebol onde o usuário de uma TV da marca poderá acessar conteúdos e notícias, fornecidos pela ESPN, relacionados ao Brasil durante a copa e de seus times preferidos e campeonatos regionais após o evento.

GEDC0878Enfim, indo ao que interessa, a marca evoluiu para a versão 2.0 e estendeu o uso da Plataforma Entre no Jogo (antes operando apenas via web) para TVs, Smartphones e Tablets. TVs novas já terão o app e anteriores a partir de 2013 poderão receber o aplicativo podendo haver necessidade de aquisição do Evolution Kit. Nos televisores a interação entre os usuários poderá acontecer antes e depois do jogo, já nos outros aparelhos funcionará também durante a partida. Essa plataforma permite que os usuários conversem e vejam conteúdos como notícias e estatísticas geradas por parceiros da Samsung como ESPN e outros. A novidade que nos interessa é que antes das partidas podemos apostar nos placares de cada jogo e fazer bolões entre amigos, os prêmios para quem ganha as apostas são em forma de medalhas que poderão ser acumuladas.

image011O carro chefe é chamado de Galaxy 11 e dá nome a toda ação de marketing. Fifa 14, que já teve mais de 2,2 milhões de downloads só no Brasil, ganha essa versão exclusiva para Smartphones e Tablets da Samsung onde a temática é uma invasão alienígena e o jogador precisa ganhar uma partida de futebol contra os invasores para salvar a terra. Em Fifa 14 Galaxy 11 o desafio você jogará com a Seleção do Planeta Terra contando com craques como Lionel Messi e Neymar. O jogador poderá também jogar contra o G11 e se ganhar como recompensa receberá o “Pack Ouro Raro” que não está à venda. Esse pack possibilita a compra de jogadores para montar o seu time, incluindo os jogadores do G11.

Há também três jogos derivados dessa versão de Fifa. Um deles é o Cannon Shooter, um jogo de gol a gol contra um alienígena, só que ao invés de fazer você atinge seu oponente (ou poderá ser atingido) com a bola. Outro derivado é o Soccer Wars, um misto entre o Cannon Shooter e um jogo de disputa de habilidades onde o jogador deve realizar algumas embaixadinhas e firulas com a bola para ter a chance de chutar em seu oponente, mas também deverá se defender do chute adversário. Os comandos a serem realizados por toques são exibidos na tela, mais ou menos como acontece em Guitar Hero. Para quem não gosta tanto de futebol há também o Galaxy 11 Invasion que é um jogo de corrida infinita, onde deve-se desviar de obstáculos e seguir pelo caminho certo, mas seguindo a mesma temática.

GEDC0912A equipe brasileira também teve participação nesse projeto, sendo responsável pela criação do Futebol de Botão, que acredito dispensar explicações, afinal quem nunca jogou futebol de botão ou mesmo improvisou o jogo com tampinhas? Além de jogar com toques na tela e o acelerômetro, a grande novidade é que você poderá jogar com seu amigo usando dois Smartphones ou Tablets conectados via Wi-Fi Direct e também poderá projetar o jogo em uma das novas TVs da marca, usando o Smartphone ou Tablet apenas como controle e fonte de informações individual.

GEDC0890E para finalizar que tal tirar uma foto com o app Câmera Futebol? Sim, até a câmera fotográfica entrou na onda de Gamification. Além de tirar fotos divertidas realizando montagens com jogadores da copa e emitindo sons temáticos no momento do disparo, você poderá escolher os jogadores do jogo Fifa 14 Galaxy 11 para aparecerem na montagem com você.

Tudo isso ainda é reforçado com a chegada do Game Pad da Samsung para celulares da marca no começo do ano.

A melhor notícia é que a criação desses conteúdos Gamificados, apesar de estar relacionada à copa, não depende diretamente dela. Na conferência de imprensa realizada na Samsung, quando perguntados pela Marketing & Games os gestores responsáveis pelos produtos afirmaram que todo conteúdo relacionado ao conceito de Gamification permanecerá disponível após a copa, sendo que as apostas disponíveis na Plataforma Entre no Jogo passarão a funcionar com times e campeonatos locais.