Os conselhos mais importantes para quem quer trabalhar com áudio para Games!

Em 2014 o compositor Ben Prunty, dos jogos Faster Than Light (FTL) e do Gravity Ghost, postou no seu blog um algumas dicas para quem quer começar a trabalhar com áudio para Games (clique aqui para ler o artigo original), vou resumir aqui os conselhos dele:

  • SAIA DE CASA E CONHEÇA PESSOAS (DA ÁREA)

Este conselho é importantíssimo, e o Ben toca num ponto chave: Ele tentou por meses enviar e-mails para grupos de desenvolvedores se oferecendo para fazer o áudio do jogo e num Game Jam ele conheceu uma desenvolvedora, trabalhou com ela e após o fim da Jam ele finalmente se aproximou e conseguiu o Job, comigo pessoalmente ocorreu o mesmo como Rocket Fist, conheci o Daniel quando ele jogou um jogo que fiz com o Marcos Venturelli (DungeonLand, Chroma Squad e Relic Hunters) e eu ao agradecer ele por ter feito um vídeo de gameplay do jogo, conheci, me aproximei e em seguida marcamos uma Jam, desde essa Jam eu sempre faço os áudios para ele, ou seja, este método é muito mais efetivo do que criar e-mails genéricos oferecendo seu trabalho para pessoas que não fazem ideia ou as vezes você nem sabe se precisam mesmo de áudio nos seus jogos.

  • TALENTO É UM MITO, POR ISSO PRATIQUE BASTANTE

audio-para-games-01Outra verdade, eu mesmo não sou formado em música, estudei em conservatórios e desde 2007 respiro música, crio música todos os dias, se você quer fazer música, treine, pratique e estude! Isso vale muito mais do que nascer com um talento, eu nesses anos de música vi muita gente talentosa que por preguiça ou mesmo por se achar melhor que todo mundo, parou no tempo, não se atualizou e hoje não fazem mais música, talento é bom, mas pratica é fundamental.

E o que você pode fazer para praticar? Se condicione a criar uma música por semana, se desafie a criar uma música de gênero diferente nessas semanas do mês, não tem projeto de games? Use referencias, elas são ótimos guias para sua criatividade.

  • REEXAMINE SUA SORTE

Nesse conselho o Ben fala de um conceito que eu também acredito, a sorte só existe para quem estava preparado e principalmente para quem estava disponível para a oportunidade, eu digo o mesmo, a sorte existe, mas você precisa estar preparado(a) para lidar com a oportunidade quando ela aparece, e acredite as oportunidades vão aparecer, eu neste momento que escrevo esse texto fui chamado para fazer os efeitos sonoros de um projeto que eu sempre quis, eu conheci o pessoal do estúdio que desenvolve esse jogo em um evento e conversei sobre o trabalho de SFX que fiz pro jogo Odallus, da Joymasher, eles prontamente lembraram desse papo e me chamaram quando precisaram para começar a fazer os efeitos sonoros do jogo.

  • audio-para-games-02LEVA UM TEMPÃO PARA SE CONSEGUIR CRIAR ALGO DE DESTAQUE

Em 2015 foi um dos anos mais cheios em termos de trabalhos de trilhas sonoras pra games no meu estúdio e inclusive em reconhecimento pela imprensa nacional, ganhei destaque no Gizmodo, Red Bull Games e fui escolhido pelo Drops de jogos como o músico de games do ano, eu ainda não tenho uma trilha de jogo de sucesso, mas aposto demais minhas fichas no Rocket Fist para 2016 e todo esse destaque que tive e tenho no meio veio depois de anos de trabalho duro, de sacrifício(inclusive de relacionamentos pessoais) para atingir um nível de trabalho que pudesse hoje ser utilizadonesses games, por isso não acredite que você não vai conseguir, pois vai levar tempo, pode levar 10 anos, como ocorreu como Ben ou 7 como esta ocorrendo comigo, mas se você insistir sua hora vai chegar.

MINHAS DICAS:

  • VOCÊ NÃO É MUITO VELHO PARA COMEÇAR A TRABALHAR COM ÁUDIO PARA GAMES!

Eu comecei a fazer trilhas pra games profissionalmente em 2008, na ocasião eu tinha 26 anos, e mesmo começando tarde eu me preparei e tive “sorte” de aproveitar as oportunidades que se apresentaram pra mim na ocasião.

  • APRENDA A PRODUZIR SUAS MÚSICAS!

Hoje entender o processo de produção, mixagem e o básico de masterização não é mais luxo e também estudar bastante teoria musical não é bobagem, hoje você precisa dominar o máximo de técnicas disponíveis para a criação.

  • ATRAIA E NÃO SEJA O “CHATO DA BALADA”

audio-para-games-03Hoje é cada vez mais comum um padrão de e-mail que muitos iniciantes enviam para qualquer desenvolvedor oferecendo serviços de áudio, existem duas coisas importantes que você precisa entender sobre marketing para indies:

  1. O mercado de games indie é muito mais movimentado por relacionamento do que por marketing.
  2. Confie em mim, os relacionamentos profissionais que começam com a atração do cliente são muito mais duradouros do que aqueles em que você fica abordando insistentemente o cliente em busca de trabalho.

Enfim, se quiser acrescentar algo ou tirar alguma dúvida só postar ai na área de comentários, lembrando que eu acabei de gravar um podcast falando sobre o assunto lá na Game Audio Academy e além do Podcast, indico fortemente que se você for iniciante veja o minicurso em 3 vídeos, 5 passos para fazer áudio para games, neste curso em vídeo, muitos dos conceitos abordados aqui são detalhados, é só clicar e cadastrar seu e-mail para receber as aulas.

Author: Thiago Adamo
Compositor e produtor musical focado em trilhas de Games, desde 2008 atuando na área, criou trilha para mais de 20 jogos, participa de inúmeras Game Jams e já palestrou sobre o assunto em diversos eventos, lançou dois álbuns baseados em música de games: Gears of Music e Clash of Game Music, além de trabalhar na produção e ser Host da Video Games Live (Tour Brasil 2012/13).

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