O que os Desenvolvedores de Games aprenderam com as Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos acabaram! Vivemos no Brasil, durante 21 dias, um clima de alegria e entusiasmo. Sediamos o maior evento esportivo do mundo, e a sensação foi fantástica. Obtivemos também a melhor campanha em Olimpíadas da nossa história e mostramos para o mundo que somos capazes de grandes feitos.

Ao longo da competição, uma pequena ideia surgiu. Começou apenas como curiosidade, mas com o tempo percebi que era algo realmente importante. Conforme a competição progredia, mais eu queria saber sobre os atletas que estavam nela. Por mais estranho que possa parecer, o mais importante para mim não era o jogo, eram os jogadores. De forma mais direta, que tipo de luta eles haviam travado para conseguir competir nas Olimpíadas?

Os atletas que surgiram do nada

canoagem_isaquias_marketing-games-olimpíadas
Isaquias Queiroz em prova de Canoagem

Alguns atletas, até a Rio 2016, eram invisíveis. Apesar de serem destaque na sua modalidade, só fomos conhecê-los durante as Olimpíadas. Rafaela Silva, medalha de ouro no judô, e Maicon de Andrade Siqueira, medalha de bronze no Taekwondo, são dois exemplos de incríveis atletas que atingiram a media de massa. Eles estiveram em silêncio até o ponto onde seu talento falou mais alto.

Isaquias Queiroz, outro exemplo de atleta que surgiu nas Olimpíadas, ganhou três medalhas em uma única edição dos jogos. Ele nasceu em Ubaitaba, Bahia, em uma família pobre. Seus esforços, para se tornar um campeão, foi gigantesco e sua história agora passeia pela internet.

Desenvolvimento de Jogos

Os Jogos Olímpicos são, para nós, entretenimento! Assim como a indústria de jogos, eles vendem um produto de alto valor agregado, capaz de cativar as pessoas e clamar pela sua atenção. Eles  enfrentam dificuldades para vender o produto digital e, por isso, contam com apoio de empresas privadas e do governo.

downloadA mensagem é simples. Assim como atletas, um criador de jogos precisa cativar sua audiência. O desenvolvimento de jogos independentes pode ser entendido como uma grande competição. Você não corre apenas pela medalha; você precisa mostrar o quanto se sacrificou durante a jornada. Só assim você deixa de ter um jogo e passa a ter uma grande história para contar.

Eu tenho certeza que, assim como o Isaquias, você também pode sair do anonimato e atingir a media de massa. Saiba que o caminho é bem difícil e que será necessária uma determinação de atleta. Porém, no final, você terá, além do jogo, algo para inspirar a todos.

Author: Pérsis Duaik
Empreendedor e especialista em jogos digitais. Formado pela USP em Economia. Trabalhou na área financeira até 2009 quando mudou o destino da carreira e iniciou o trabalho com empreendedorismo. Co-fundador da Duaik, embaixador ID@Xbox no Brasil e ganhador de diversos prêmios, incluindo melhor desenvolvedor em 2015.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *