Games que irão lhe ajudar a se Tornar um Top Chef na Cozinha!

São diversos os jogos disponíveis que permitem ao jogador simular uma experiência na cozinha, seja elaborando os mais diversos pratos ou gerenciando seu próprio restaurante, em níveis variados de fidelidade da simulação.

Enquanto uns jogos se limitam a decorar bolos apertando três botões coloridos ao tentar determinar o confeito correto, outros exigem a correta decoração do ambiente, gestão da matéria prima, precificação e cuidado com comunicação, administrado através de uma série de menus. Alguns, mais raros, dão enfoque às celebridades. De qualquer modo, eles procuram simular uma experiência simbólica do que se entende por gastronomia. 

Em Restaurant City (Playfish, 2009) era possível criar todo o layout do restaurante com diferentes opções de mesas, cadeiras, balcões e até mesmo banheiros para que seus amigos jogadores pudessem visitá-lo – o que motivava um cuidado com decoração que melhor identificasse seu gestor digital. Com enfoque na variedade de pratos, sendo muitos étnicos (Ásia, Estados Unidos, Mediterrâneo, Latino etc.), o jogador ainda tinha que decidir qual deles servir – mais uma forma de expressão dos gostos do jogador. Não por acaso o jogo estava disponível no Facebook, e dava enfoque do jogo era a socialização com outros jogadores. Outros aparelhos mobile possuem títulos como Restaurant Story (TeamLava Games, 2014) e Bakery Story (TeamLava Games, 2014) que seguem a mesma linha do Restaurant City.


Cooking Dash [IOS][Android] (PlayFirst, 2014), Streetfood Tycoon [IOS][Android] (Kuyi Mobile, 2014), Happy Chef [IOS][Android] (Nordcurrent, 2014) ou Hello Kitty Cafe [IOS][Android] (Sanrio Digital, 2014) trazem como objetivo montar o prato rapidamente e servi-lo antes que o cliente se irrite e vá embora, o que implica em gerenciar os pedidos dos clientes e mantê-los no restaurante, trazendo menos ênfase nos tipos de pratos e ingredientes mas destacando uma espécie de simulação do serviço ideal. Lemonade Tycoon [IOS] (Hexacto, Jamdat, 2002) também sugere habilidades gerenciais, o que implica em selecionar a quantidade diária de ingredientes e recursos como copos, caixas, etc.; se atentar ao clima; contratar e reter os funcionários; criar campanhas de marketing; comprar equipamentos melhores, etc.


Order Up!! [IOS][Android][Consoles] (SuperVillain Studios, 2014) se concentra em simular as ações do cozinheiro: controlar o estoque de ingredientes, conhecer os segredos especiais de alguns clientes, preparar os pratos (as ações incluem: cortar, fatiar, triturar, fritar, cozinhar, saltear, assar e chapear) além de servir a refeição em tempo hábil, ou seja, antes de esfriar. De certo modo, Cooking Mama [IOS][Android](Office Create, 2006) é outro título que dá enfoque à cozinha – não na do restaurante, mas na caseira, dos pratos mais simples até os mais sofisticados.


Nem sempre se trata de cozinhar, administrar e decorar. Pode-se simular uma vivência com um grand chef du cuisine, administrador ideal, famoso e artista. O jogo What’s cooking? With Jamie Oliver (Atari, 2008), permite ao jogador cozinhar algumas das receitas da celebridade enquanto ouve suas dicas e explicações, onde estar com Oliver de algum modo parece mais importante do que aprender as suas dicas nesse livro culinário interativo. O objeto de consumo não é apenas a sua gastronomia idealizada, mas a própria identidade da celebridade.


Os games permitem que o jogador assimile determinados valores em uma metodologia ativa de aprendizagem, desta forma os “jogos de comida” podem preencher uma lacuna para aqueles que querem usar seu tempo de lazer em experiências imersivas de consumo simbólico, seja na cozinha caseira, na administração do restaurante ou na simulação da vida do chef-celebridade.

Author: Mauro Berimbau
Mestre em comunicação e consumo pela ESPM, com o tema "Advergames: comunicação e consumo de marcas". Lecionando na mesma instituição, pesquisa sobre jogos eletrônicos, entretenimento e marketing e mantém o laboratório de desenvolvimento e pesquisa lúdica GameLab ESPM. Fã e colecionador de videogames. Pesquisador nos campos de: ad-making, marketing, Cyber-cultura e games, especificamente a compreensão dos games como mídia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *