Explorando o Mercado Nacional de Jogos Indie – Parte I

Recentemente muitos jogos nacionais tem ganhado visibilidade na mídia como um todo e ver o imenso sucesso que alguns estúdios estão alcançando me fez querer me aprofundar cada vez mais nesse imenso e inexplorado submundo indie. Pedi então, no meu perfil pessoal no Twitter, indicações de developers que estivessem lançando seus jogos e que precisassem de um pequeno empurrão, depois de alguns poucos minutos, recebi indicações muito legais e compartilho agora com vocês alguns dos estúdios e jogos que acabei de conhecer e já considero pacas… 😉

Estúdio Vaca Roxa

365-game-assets-marketing-games-01Pra começar amei o nome. A galera do estúdio afirma ser muito além do mesmo, com produto estritamente diferenciado, se intitula um estúdio independente de desenvolvimento de jogos digitais com planos ambiciosos e com bastante determinação para atingir o seu foco: Make games, not excuses. Criaram o Projeto 365 Game Assets, no qual estarão desenvolvendo 1 asset para jogos por dia durante o ano de 2015 inteiro. Assets são os elementos utilizados para dar vida aos mais 365-game-assets-marketing-games-02variados tipos de jogos como personagens, cenários, elementos de interface do jogador, sons etc.

O trabalho rendeu até agora uma gama muito interessante de produções, mostrando que de criatividade eles entendem. Confere aí. 

365-game-assets-marketing-games-03

Satellite Rush

satellite-rush-marketing-games-01Satellite Rush é um shooter criado pelo Kimeric Labs no qual você controla um ser humano comum que deve abrir seu caminho através do Satélite Moebius, uma arena intergaláctica cheia de alienígenas perigosos, robôs programados para fazer a faxina (ou o massacre) e uma audiência (nem sempre) empolgada.

O Kimeric Labs é um estúdio sediado no Rio de Janeiro que deseja testar os limites do significado de entretenimento e jogos, acreditam que ser apenas um estúdio não é o suficiente, querem repensar abordagens corriqueiras e afrontar a cultura de mais-do-mesmo que permeia o mercado de jogos. E conseguiram.

satellite-rush-marketing-games-02Satellite Rush é uma verdadeira obra prima, que por alguma razão, em apenas alguns minutos de “estudo” sobre o game me levaram de volta a minha infância no interior na qual por vez ou outra, me aventurava depois da escola bisbilhotando os arcades empoeirados em botecos nos quais minha mãe jamais poderia me ver. ~suspiros~

Curti pra caramba e acho que vocês deveriam dar uma olhada nesse game que recebeu o sinal verde da comunidade no Steam Greenlight:

Ubermosh

ubermosh-marketing-gamesDesse eu já vi uma galera falando, e pudera, o jogo, produzido por Walter Machado, aposta em estilo arcade viciante, com uma temática cyberpunk e um gameplay rápido e intenso. Ubermosh (ou UBERMOSH, em caixa alta mesmo, o Walter não quer ser discreto) tem como objetivo matar a maior quantidade possível de inimigos durante 90 segundos.

Confesso que me daria bem mal com esse game que apesar de me parecer um pouco difícil paras a minha pobre e inofensiva capacidade gamer, ganhou estrelinhas de luz no meu coração por ter uma protagonista mulher que usa uma espada capaz de cortar e refletir os tiros dos alienígenas e também pode utilizar armas de fogo, ou plasma (enfim, uns raios). O sistema de ranking  do jogo é baseado na quantidade de inimigos derrotados, uma vez que o jogo foi feito para oferecer uma diversão veloz e viciante.

Fiquei super empolgada, olha aí o motivo:

https://www.youtube.com/watch?v=C774D2sLgXQ&feature=youtu.be

Meus pequenos olhinhos brilham diante da grandeza, beleza e sanguinolência dos jogos nacionais! Fico realmente muito feliz por ver tamanha diversidade e competência nesses projetos e deixo aqui os meus mais sinceros parabéns aos jogos e ao estúdio do dia.

Se você  tem (ou conhece alguém que tenha) um estúdio ou produziu de maneira independente um jogo, manda a dica por aqui que teremos prazer em divulgar os melhores. Bora apoiar o mercado nacional, galera? 😀

Author: Bruna Novo
Publicitária do interior do Rio de Janeiro mudou-se para São Paulo em busca de uma oportunidade no mercado de games. Passou pela Hoplon, Atrativa e Hive Digital Media especializando-se na atuação como social media e community manager com foco em jogos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *