A importância e o poder da comunidade nos jogos

Hoje é cada vez mais visível a importância e o poder das comunidades dos jogos. Não basta somente ficar de olho no mercado e prever possíveis tendências, se faz necessário, também, saber o que os jogadores do seu produto estão dizendo, exigindo e/ou reclamando.

the_divisionO mais recente caso e que eu acompanhei de perto, aconteceu com The Division da Ubisoft. Pouco tempo depois de seu lançamento muitas críticas foram feitas com relação ao seu conteúdo e suas promessas pré-lançamento. A empresa acabou fazendo algumas declarações sobre o ocorrido, mas nada que agradasse os jogadores. O resultado disso foi que The Division passou uma imagem de que não se importava com a opinião dos jogadores e com isso perdeu mais de 90% dos jogadores.

Apesar da perda a jogo continuou com o seu cronograma e após o lançamento da sua primeira expansão, Underground, o jogo continuava a receber críticas negativas, tanto em canais especializados como no fórum oficial. As reclamações, em sua maioria, continuavam sendo as mesmas: excessos de bugs, a falta de balanceamento no modo PvP entre outros problemas que desmotivavam os jogadores.

A questão envolvendo as reclamações da comunidade fez com que empresa alterasse o seu, já divulgado, cronograma, adiando a sua próxima expansão para focar exclusivamente nos bugs reportados.

Com esta mudança a equipe responsável pelo jogo ficou trabalhando por quase 3 meses somente para corrigir erros e balanceamento. Como forma de mostrar aos jogadores que eles estavam sendo ouvidos e que eles, também, são importantes, durante esse processo a versão Teste ficou aberta para os jogadores participarem e darem suas opiniões conforme as alterações eram realizadas.

stateofthegame_header_20102016_272491Esse processo, como um todo, ficou bastante transparente para aqueles que não estavam ativamente participando da versão Teste por meio de um resumo que saia quase toda semana no site oficial com o nome State Of The Game.

Hoje (25/10) o novo patch foi lançado. Se ele vai corrigir todos os erros e com isso atrair os jogares, só o tempo dirá. Mas não tem como negar que a comunidade do jogo teve um papel muito importante para que o jogo não tivesse um tempo de vida tão curto. A empresa, não só de games, que acha que o seu consumidor não é importante terá grandes dificuldades em se manter no mercado.

Como jogador e consumidor, espero que boa parte dos problemas tenham sido solucionado. Afinal, como uma pessoa do mercado, o que mais quero é que o meu produto seja muito bem falado pelos consumidores e como jogador o que mais quero é um produto com qualidade.

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e Heavy Metal. Formado em Administração e pós-graduado em Gestão do Entretenimento pela ESPM-RJ, além de uma especialização em Game Marketing. Estou no mercado de games desde 2011

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *