Como o Marketing pode reverter a pirataria nos games?

De um lado consoles, computadores e distribuidores de conteúdo produzidos por empresas desenvolvedoras de jogos. De outro lado a pirataria, facilitando o acesso à esses conteúdos de forma barata e rápida, que atinge ambas as mídias de uma forma específica e nociva.

Não é de hoje que se fala em pirataria, pois é uma prática utilizada à muito tempo atrás e que se perpetua até hoje. Atualmente, os produtos são tratados com muito zelo para que não sejam atingidos por este processo. Trazendo todo esse discurso para o segmento dos games, vivemos numa situação onde os consoles são afetados por essa prática de maneira drástica, contudo em menor escala, se compararmos à outros anos. Temos também outra mídia que é muito utilizada para jogos e que divide opiniões das empresas quando se trata da veiculação de seus jogos dentro dela, estamos falando dos computadores ou como são popularmente conhecidos: PC’s.

gamer-marketing-e-gamesQuando se fala em PC’s, logo se relaciona à internet e a infinidade de conteúdos que podem ser baixados todos os dias de forma ilegal. Não diferente a isso, os games tem sua grande parcela dentro deste processo, visto que há uma grande quantidade baixados todos os dias através de diversos sites, principalmente por torrents. Tendo isto em vista, como evitar essa grande propagação indevida de conteúdo, causando prejuízos cada vez maiores para as empresas desenvolvedores e sendo fator desestimulante para a utilização dessa mídia em seus jogos? Como fazer para modificar esse cenário e estimular a compra de produtos originais?

Steam-Logo

Eis que surge a Steam, um programa de computador de gestão de direitos autorais, criado pela Valve (Half Life, Portal, Left 4 Dead 2, Counter Strike), onde se tem provado que é possível reverter a prática tão utilizada da pirataria. Mas como isso seria possível? Através de que se pode causar este impacto na mentalidade do consumidor?

Uma das funções do Marketing, além de de entender o consumidor, criar uma aproximação e uma boa relação dele com o produto, é criar valores para o produto ou serviço, para que o mesmo sinta-se motivado a consumir aquele em específico. A Steam promove promoções sazonalmente, chegando a distribuir jogos até 80% abaixo do seu preço original, chegando até mesmo a distribuir jogos totalmente gratuitos, o que aconteceu à algumas semanas atrás com o jogo Left 4 Dead 2, gerando um grande buzz entre os usuários, travando até o servidor da própria Steam. Quando essas promoções estão ativas, é um grande evento para os jogadores dos mais diversos tipos,  demonstrando o quão vantajoso podem ser essas promoções, causando até uma dependência dos consumidores em sentirem-se obrigados a comprarem os jogos ali oferecidos; demonstrando e mostrando ao consumidor a possibilidade do mesmo consumir um produto com facilidade, conforto e  vantagens de preço.

free-zombies-steam-marketing-e-games

Partindo dos princípios do Marketing, a Steam consegue criar valores para o seu serviço e seus produtos ali anunciados que modificam a mentalidade do consumidor que deseja facilidade, praticidade e uma boa oferta de preço. Não é apenas através de grandes promoções que são oferecidas que fazem com que a Steam seja um exemplo da possibilidade de uma mudança de mentalidade e de uma excelente utilização dos fatores que cativam e conquistam o consumidor, mas sim de outros fatores também. É possível citar também a praticidade de compra, rapidez, o fator social em que a mesma incita nos jogadores.

Por fim, a Steam é um exemplo de como é possível reverter a prática da pirataria e fazer com que as empresas tenham confiança na veiculação de seus materiais, esforços intelectuais e financeiros. Através do programa desenvolvido pela Valve, pode-se perceber os efeitos do agregamento de valores de uma empresa, fazendo com que os consumidores escolham a empresa por fatores tanto emocionais quanto racionais. É importante citar que empresas que possuem essa mentalidade, de fazer com que o seu target seja convencido pelo o que é oferecido além das características básicas e primárias do produto, conseguem um grande resultado, um engajamento e a fidelidade daqueles que consomem o produto ou serviço.

Author: Paulo Junior
Publicitário formado no Maranhão com foco em Marketing Digital, atualmente trabalhando com Estratégias de Mídias Sociais. Admirador nato da cultura pop, com um carinho especial pelo cinema e música, mas com o coração nos games.

6 thoughts on “Como o Marketing pode reverter a pirataria nos games?

  1. Saibam que estou no meu último ano da faculdade de Adm e sou um fanático por jogos e por tudo à respeito do assunto. Vocês acabaram de mudar meu tema de TCC!!! Maravilhosa abordagem sobre o marketing digital diferenciado como o da STEAM.

    1. Ficamos honrados por contribuir (esperamos que positivamente) pela mudança do seu Tema, nossa equipe procura elaborar conteúdos informativos a fim de fomentar o mercado de Games como um todo, acreditamos que quanto mais pessoas começarem a participar de debates e discussões sobre temas relacionados a percepção do público geral em relação aos Games será outra! Continue apreciando nosso conteúdo participe, curta, comente e compartilhe sempre que desejar! Boa sorte e sucesso em seu TCC!

    2. Quando estava terminando a minha faculdade de administração meu TCC seria sobre Economia e Jogos. Infelizmente na época tive que mudar de tema porque 94% das informações que possuía não eram de pesquisas oficiais.

  2. Estamos numa época que lanhouse era a graça de qualquer jogo virtual =/ com a decadências e a casas bahia ae para parcela não sei em quantas vezes, a graça de jogar um jogo pelo PC é em servidores realmente bons como da Riot, Blizzard, a steam também antigamente jogava Counter-Strike com amigos quem vai jogar com bots ‘-‘? Odeio ver pessoas falarem “eu tenho o jogo de 2013” mais jogo sozinho, Torchlight II, Path of Elixe, World of Wacraft, Diablo 3 tendo os jogos originais você automaticamente vai pode conectar em qualquer jogo.

  3. Gosto muito do conteúdo de vocês, embora não sou do tipo de visitante que deixa comentário. Trabalho em uma empresa de jogos e sei como é complicado a questão da pirataria. Sempre tive a visão de fora (consumidor) apensar de nunca te criado o hábito de comprar coisas no “mercado paralelo”. Hoje como uma pessoa dentro da indústria dos jogos vejo que o que a Steam faz é usar a mesma tática da pirataria, ou seja, bons preços e fácil acesso. Abraços

  4. boa matéria e desde que aderi ao Steam, é como vocês falaram. é mais vantajoso esperar na Steam e vai estar com um preço tão baixo que chega a ser um absurdo. para mim, é a iniciativa de um grande dedo no meio para o governo que botam jogos de consoles a 200 reais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *