Yogsfailed. Projeto do Kickstarter levanta o dobro de fundos mas não entrega o Game!

yogventures

Já se passou algum tempo, mas os fãs do famoso canal do Youtube Yogscast continuam a se lamentar… O tão sonhado game que estava de portas abertas no site de financiamentos coletivos do Kickstarter não vai entregar o prometido. Em maio de 2012, o crowdfunding aprovou o projeto do Yogventures!, recebendo U$567mil dos fãs (mais que o dobro do valor solicitado inicialmente, 250mil). Kris Vale, produtor da Winterkewl Games LLC, alegou “incompetência” na gestão de contratos de trabalho, especialmente com o seu artista principal, o qual largou mão do projeto para aceitar uma proposta de trabalho na Lucas Art, mesmo tendo recebido um pagamento antecipado de U$35mil por 2 semanas de trabalho.

Kris Vale, produtor da Winterkewl Games LLC
“Isto é um exemplo muito bom de como a minha inexperiência causou alguns problemas na produção. Devido termos um contrato que garantia a cada um dos principais artistas um pagamento de $35 mil e não tínhamos nenhuma cláusula de como alguém poderia legalmente parar de trabalhar no projeto, o artista em questão foi pago, trabalhou durante duas semanas e depois deixou de trabalhar no projeto.” 

“Não tínhamos nenhuma forma de forçar essa pessoa a pagar os fundos e foi uma lição amarga para aprender”.

Yogventures. Xephos ficou só na expectativaApós esta situação e para assegurar que o resto dos investimentos (U$150mil) não seriam desperdiçados, Kris transferiu o fundo para o Yogscast com o acordo de que usariam o dinheiro exclusivamente para criar e enviar todas as recompensas físicas e que ajudariam a contratar o programador principal que ainda não tínhamos no projeto.

Até agora, a única garantia de retorno sobre o investido foi o envio de códigos no Steam para a aquisição do jogo TUG, teoricamente similar ao Yogventures.

Mantidas as devidas proporções, convenhamos que seu orçamento inicial foi bem otimista. Ainda mais se tratando de um desenvolvimento de games tendo como proposta um mundo aberto. Este projeto foi ambicioso e demandou de mão de obra extremamente qualificada. Todos sabemos que os investimentos tem seus riscos e os personagens do Yogscast não foram diferentes.

Mas ainda podemos considerar que este sonho pode ser alcançado. Walter Elias Disney fracassou inúmeras vezes antes de se consolidar com seu camundongo. E usando o lema da Disney, deixo meu consolo para os fãs: “Keep moving forward”.

Author: Antonio Ahn
Sul coreano! E como todo bom oriental, se enche de tecnologia para um bem comum dos marketeiros. Atuou no mundo dos games como administrador de sistemas da Ongame. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Comunicação e Marketing pela USP, atua como gerente de produtos. Enfim, um cara reservado mas sempre observador para não perder o espetáculo da vida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *