Por que os desenvolvedores indie investem pouco em marketing?

O investimento em marketing não é necessariamente um investimento financeiro. Você precisa se comprometer com estratégias de marketing. Muitos desenvolvedores ainda acreditam no mito “o marketing de sucesso requer uma enorme despesa”.

Na verdade, as pessoas não têm culpa por pensarem assim. Quando vemos jogos que gastam muito dinheiro, como o Halo 3 que gastou 30 milhões de dólares e o Halo 4 que gastou mais ainda, no que devemos acreditar?

Mas esses não são os únicos exemplos de uma estratégia de marketing bem sucedida. Vamos ver dois exemplos de jogos indie que foram bem sucedidos com estratégias muito baratas:

Monkey Labour

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O jogo Monkey Labour foi lançado pelo estúdio Dawn of Play na Apple Store no final de 2010. A equipe de 7 pessoas levou 2 meses desenvolvendo o jogo. Quando lançaram, fizeram muito pouco marketing.

No final de 3 meses, eles tiveram 1.000 cópias vendidas. Apesar de parecer muito, quando você vende o jogo a $1,99 e a Apple ainda ficar com 30%, só sobram $1.400. Quando você divide isso para 7 pessoas que trabalharam por 2 meses, não é muito.

Depois disso, um dos desenvoldedores começou a investir mais no marketing. Ele contactou sites de review de jogos e outras diferentes publicações. Após 10 dias, eles conseguiram 11 reviews e venderam 6.000 cópias.

Dustforce

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Outro exemplo é o Dustforce, lançado pela Hitbox Team. Eles gastaram 15 meses desenvolvendo o jogo. Foram gastos $10.000 no desenvolvimento e não tinham praticamente nenhum dinheiro para o marketing.

Conseguiram lidar com o marketing porque uma amiga estava administrando toda essa parte. Ela fez o press release, o trailer e todo o contato com a mídia.

A estratégia deles, que deu muito certo, foi começar o marketing antes mesmo do jogo estar publicado. Assim, eles geravam atenção e interesse para o jogo mesmo antes de ser publicado.

Quando lançaram, tiraram o embargo do press release e conseguiram cerca de 100 artigos sobre o jogo. Depois de 7 dias, eles já tinham arcado com todos os custos.


Como fazer marketing para games sem gastar muito dinheiro

Existem 3 passos para ter sucesso no marketing:

  1. Como criar materiais promocionais incríveis para Games?;
  2. Como fazer com que falem sobre o seu jogo nos canais mais acessados de Games?;
  3. Como construir uma comunidade de fãs com foco em games?.

Acesse os links acima e descubra passo-a-passo como realizar estas estratégias!

Fonte: www.producaodejogos.com

Author: Raphael Dias
Carioca e Doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2010 desenvolveu e publicou independentemente diversos jogos digitais. Autor e fundador do blog: www.producaodejogos.com

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