Merchandising – Aumentando o faturamento dos Games

A Rovio não para de crescer e um dos grandes responsáveis por isso são seus bonecos de pelúcia. Isso mesmo. Os produtos de merchandising da Rovio (a maior parte deles, bonecos de pelúcia), foram responsáveis por 30% do faturamento da empresa no ano passado, que em um montante de €75.4 milhões, significa €22,6 milhões de euros só com bonecos.

Lisa Shamus, vice-presidente executiva da empresa Commonwealth Toy & Novelty, que produz brinquedos nos Estados Unidos, disse ao Wall Street Journal que os bonecos da série Angry Birds venderam cerca de $200 milhões este ano, e estão no caminho de atingir a marca de $400 milhões. Claro, a Rovio ganha apenas uma parcela desse faturamento, mas a Commonwealth Toy & Novelty é só uma, entre centenas de empresas produzindo merchandising dos produtos da Rovio.

Além da pelúcia, a Rovio ainda fatura com o lançamento de Angry Birds Space e Amazing Alex, que podem fazer o faturamento da empresa subir para €150 milhões. Se você acha muito, tem que se lembrar que ainda estamos na metade do ano, e a Rovio está preparando um lançamento dos grandes para Dezembro, onde as vendas aumentam com o feriado de Natal.

A empresa Paradox Interative, responsável pelo jogo Magicka, lançou uma campanha no Facebook para saber se os clientes gostariam que ela lançasse bonecos da marca, com um questionário perguntando a preferência dos usuários, como bonecos de resina ou pelúcia etc. Esse faturamento com bonecos de pelúcia e merchandising mostra que não é apenas o jogo que deve render para uma desenvolvedora. Personagens cativantes geram uma empatia no público, que adquire produtos da marca. Afinal, uma criança não pode levar seu personagem preferido para cama na hora de dormir se ele estiver dentro do iPad, mas pode se ele for um boneco de pelúcia.

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

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