Quais efeitos a aquisição da Oculus VR pelo Facebook pode causar ao mercado de Games?

Muito se comenta e questiona qual será o próximo passo da indústria dos Video Games. Muito abordado em vários sites e blogs, inclusive aqui no Marketing & Games, este assunto pode render várias horas de conversa e discussão; partindo disso, temos alguns fatos que podem filtrar mais ainda todas as expectativas e suposições sobre esse assunto.

25bits-oculuslash-tmagArticleAlguns podem estar se perguntando “Mas que fatos são esses que eu ainda não estou sabendo?”. Pois bem, em 2012 fora lançado um projeto chamado Oculus Rift no Kickstarter (site dedicado a levantamento de fundos para projetos), onde a proposta seria um equipamento de realidade virtual, mais especificamente para games. Os interessados com o projeto e sua proposta, fizeram com que em algumas horas o projeto arrecadasse o valor necessário para que este virasse realidade. Devidamente apresentado e projetado, o Oculus Rift chegou às mãos de utilizadores, inclusive na Brasil Game Show 2013.

Muitos estão cientes desses fatos que foram citados, porém talvez alguns ainda não saibam que o Facebook, no dia 25 (terça-feira) oficializou a compra da empresa responsável pelo Oculus Rift, a Oculus VR. Eis que no momento em que isto foi divulgado, aconteceu o que já é esperado: divisão de opiniões.

A partir desse fato e da divulgação dos dados da compra, os consumidores e gamers iniciaram discussões sobre o assunto. De um lado pode-se perceber aqueles que apoiam esta decisão de venda da empresa e enxergam oportunidades não só para o cenário mercadológico, mas também dentro do âmbito social e político. Porém, de outro lado é possível observar uma grande revolta daqueles que investiram no projeto e os que esperavam grandes resultados pela empresa, chegando até mesmo em ocasião onde se foi discutido a devolução do que foi investido no kickstarter.

Dentro do âmbito das indagações e diversas opiniões, é pertinente de se indagar: o que a compra da empresa pela gigante empresa de Mark Zuckenberg pode influenciar no mercado dos games? Sei que é uma discussão que pode gerar horas de conversas, diversos pós e contras, mas apenas quero salientar certas questões importantes que julgo serem importantes.

A indústria de games tem se tornado referência para os outros mercado como uma fonte de aproveitamento grandioso e de quantias exorbitantes de dinheiro. Os videos games não mais se tornam apenas aparelhos para se jogar e passar o tempo, mas para se ter um processo amplo dentro do aspecto social e econômico. O Facebook enxerga tal potencial a ponto de investir uma grandiosa quantia (US$2 bilhões) na compra da empresa.

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A partir disto, temos a possibilidade da interação entre a maior detentora de usuários em rede social do mundo e um mercado grandioso que é dos Games. Através desse investimento, é pertinente perceber que haverá um investimento massivo dentro desta nova tecnologia. É inquestionável que este ato e tais investimentos pelo facebook irão causar no mercado um impacto grandioso, onde o mercado terá que movimentar-se de uma forma diferente como se tem visto até agora. Não se trata apenas de mais uma empresa estar entrando no mercado, mas quem sabe o próximo grande impacto e passo dentro do mercado de games.

Temos contato com grandes empresas que detém a grande maioria dos lucros da indústria de games, mas com a chegada da nova geração, novas gigantes do mercado estão cada vez inserindo dentro deste cenário. Como foi dito a semanas atrás, a Amazon estaria se preparando para adentrar no mercado; O Facebook irá produzir um dos projetos que pode mudar a forma que o mercado se projeta, e não acaba por ai, a Sony também anunciou seu dispositivo de realidade aumentada: Projeto Morpheus, e ela parece estar muito ansiosa para utilizar este seu novo recurso. Para fechar, há boatos que a Razer poderia estar interessada neste mercado também.

Em suma, depois desse turbilhão de informações e suposições, temos vários fatos que antecedem uma possível mudança grandiosa no mercado de games, é imprescindível esperar para ver o que teremos por ai nos próximos anos, mas é importante que analisemos o mercado e procuremos entender de que forma o mesmo pode se comportar perante certos fatos. A indústria dos games tem sido vista de maneira diferente por todos  os setores da sociedade, visto que sua utilização já ultrapassa a casualidade. Dessa maneira, investimentos maiores irão surgir, fazendo com que o games tomem proporções ainda maiores e mais valorizadas.

O que vocês acham, leitores? De que forma vocês acham que a aquisição da Oculus VR pelo Facebook pode modificar a situação atual do mercado de games?

Author: Paulo Junior
Publicitário formado no Maranhão com foco em Marketing Digital, atualmente trabalhando com Estratégias de Mídias Sociais. Admirador nato da cultura pop, com um carinho especial pelo cinema e música, mas com o coração nos games.

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