Até que ponto os dlc’s são realmente necessários?

Atualmente, os DLC’s fazem parte de uma realidade muito presente na vida dos jogadores de video game. Como o próprio nome já incita, os downloadable contents possuem conteúdos adicionais ao jogo que foi comprado, com o propósito de aumentar a longevidade e a experiência do jogador com o game em questão. Há várias questões que são recorrentes quando se trata desse assunto, principalmente quanto ao que esse conteúdo irá somar de fato dentro do jogo e dos preços que são cobrados para obtê-los.

ubisoft_chris_early_1_medSegundo Chris Early, vice presidente de digital publishing na Ubisoft, a tendência do uso das dlc’s já está mudando, e ainda afirma que alguns destes já não são reprimidos ao serem anunciados. O mesmo cita os pacotes “Time Saver” do jogo Assassins Creed IV, onde permite comprar recursos dentro do jogo, revelando locais de colecionáveis, e afirma que não houvera resistência na compra deste conteúdo, onde o mesmo anteriormente era conseguido apenas através de macetes dentro do game. Partindo deste fato, é possível perceber que esse tipo de pagamento por conteúdos adicionais é uma realidade que os jogadores já estão habituados e cada vez mais se torna algo natural dentro da experiência com os jogos. Contudo, esses conteúdos nem sempre podem apresentam vantagens que possam contribuir de fato aos títulos.

Red_Dead_Redemption_-_Undead_Nightmare_coverComo muito se questiona também, muitos desses conteúdos trazem apenas modificações ou adições simples ao jogo, contribuindo apenas com alguma skin, mapa ou até mesmo personagens novos; são conteúdos que irão trazer novidades ao jogo, porém será que realmente valem o investimento que é feito? Pois bem, algumas vezes não, pois são conteúdos simples e que não irão demandar um grande desenvolvimento, não havendo uma necessidade real de serem vendidos separadamente e por um preço consideravelmente alto. Há casos em que esses conteúdos chegam para aumentar e melhorar consideravelmente o envolvimento com o game, como os dlc’s Infamous: Festival of Blood, The Last of Us: Left Behind, GTA IV: The Ballad of Gay Tony, Red Dead Redemption: Undead Nightmare, dentre outros. A partir de tais exemplos, é possível perceber que os dlc’s são bem vindos, a partir do ponto em que se demonstra um real motivo e justificativa para a compra dos mesmos.

Em Marketing, demonstrar e provar valor ao cliente é uma ação recorrente nos vários planos que são desenvolvidos para empresas, e na indústria de games não é diferente, partindo do princípio que é preciso conquistar e reter os jogadores que são consumidores dos produtos. A atual era do Marketing se apropria do fato de que é necessário que as empresas demonstrem vantagens, serviços e valores ao seu consumidor; é necessário que haja uma razão racional e emocional para que o jogador se interesse e acredite que aquele conteúdo é realmente vantajoso e necessário. Em paralelo, é possível fazer uma comparação de valor x satifação, onde Kotler (2000, p.58) afirma: “Satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultantes da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador”. Tendo isso por base, é imprescindível entregar conteúdos que irão realmente construir e demonstrar valores e vantagens para o jogador, não apenas entregando conteúdos simples para que possa gerar lucros através de baixo investimento.

marketing-de-contenidosEm suma, dlc’s continuarão existindo e as empresas continuarão trazendo conteúdos adicionais aos jogos, tal fato pode ser uma ótima ou péssima notícia, tudo isso vai depender do empenho das empresas em desenvolver conteúdos que justifiquem os investimentos dos consumidores. É importante que os consumidores estejam sempre exigindo melhorias e vantagens que irão contribuir realmente em sua experiência, não desembolsando quantias consideráveis altas em relação ao que é entregue por algumas empresas. O que se espera são grandes ideias com a possibilidade de trazer grandes momentos adicionais aos jogos e que valham os investimentos nos dlc’s, aumentando o contato e as horas que irá se passar com o título.

Nos diga, quais dlc’s valeram os investimentos feitos e adicionaram à sua experiência dentro do jogo?

Fonte: Sussuworld

Author: Paulo Junior
Publicitário formado no Maranhão com foco em Marketing Digital, atualmente trabalhando com Estratégias de Mídias Sociais. Admirador nato da cultura pop, com um carinho especial pelo cinema e música, mas com o coração nos games.

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