Advergame, o que é?

A principal característica desse Blog será de transmitir o conhecimento da área de Marketing e Games de maneira fácil e descomplicada, como se fosse um bate-papo entre amigos. Então vamos lá!

Advergame, o que é?

O termo é bastante conhecido, mas você realmente sabe o que significa?

O termo vem da fusão das palavras “Advertise” + “Game”, que na tradução literal significa propaganda em jogo, que nada mais é que uma estratégia de marketing que utiliza os games como ferramenta para comunicar uma ideia, divulgar e promover marcas, produtos, serviços, instituições, etc.

A grande sacada de realizar estas ações é a de que o público alvo encontra-se totalmente imerso no ambiente virtual em seu momento de lazer, o que causará uma uma interatividade divertida entre consumidor e marca. A exposição média de uma marca ou produto em um Advergame é de 5 a 30 min, tempo muito maior do que na mídia televisiva ou impressa.

Existem 3 tipos de Advergames:

Placa de Patrocínio Panasonic (Fifa 93)

Associativos:

Cuja a marca é exposta pelo cenário do jogo. Sejam em outdoors, placas de patrocínio, logomarcas, como se fosse uma propaganda normal do mundo real. Seu custo de projeto é mais baixo, porém a integração com a marca também é baixa. 

Maquina de refrigerante Pepsi (Second life)

Ilustrativos:

A marca não tem apenas visibilidade, ela interage com o jogador. É utilizada em forma de patrocínio, promoções da empresa para o jogador. Dentro do jogo você pode comprar e interagir com o produto da marca que está sendo anunciada. Seu custo de projeto tem um valor médio, todavia a integração com a marca também é média.

Test drive em carros Volvo (Volvo The Game)

Demonstrativos: Esse é o nível que mais interage com o consumidor, a marca está presente em tempo integral dentro do jogo, podendo ser testada no ambiente virtual e os conceitos que ela pretende passar estão bem claros no jogo. Seu custo de projeto é alto, mas a integração com a marca também será alta.

Existem inúmeras informações a serem adicionadas ao tema Advergame, mas para não prolongar muito o post, falaremos mais nas próximas oportunidades! Até breve

Conto com a ajuda de todos, indicando temas que gostariam que fossem abordados.

Críticas e sugestões serão muito bem vindas, deixe seu comentário abaixo.

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

2 thoughts on “Advergame, o que é?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *