X5 Mega Arena – E o grande potencial dos eventos de Games no Brasil!

Aconteceu entre os dias 25 e 28 de setembro, a XMA – X5 Mega Arena, a segunda edição do maior evento de games e e-sports da América Latina. Em uma área de 12 mil metros quadrados do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a organização montou um novo palco principal com 40 metros de largura e mais de cinco toneladas de equipamentos que transmitiram em tempo real todos os momentos e campeonatos da XMA. Entre as atrações que o público presenciou, estavam uma etapa da Brazil Gaming League, campeonatos de Dota2 e CSGO e um campeonato internacional promovido pela Seleção Brasileira de Games. Os melhores times do Brasil e atrações internacionais também estavam presentes no evento jogando League of Legends, Crossfire, Combat Arms, Dota2 e Counter Strike GO.

X5-mega-arena-M&G-02Os presentes ainda puderam visitar estandes de expositores, ver produtos e marcas famosas de perto e também os principais youtubers do Brasil, mas além disso uma grande novidade para esta segunda edição do evento foi o “Espaço Indie” dedicado ao desenvolvedor brasileiro, afinal o Brasil é um dos cinco maiores consumidores de games do mundo, mas, segundo o IBGE, quando o assunto é produção de jogos, ainda está muito atrás de países como Estados Unidos, Canadá, França, Coreia do Sul e China. Sabendo da importância de incentivar a produção nacional, a XMA em parceria com a ACIGAMES (Associação Comercial e Industrial de Games), ofereceu uma área de 300m² para cerca de vinte desenvolvedores independentes que puderam mostrar o seu trabalho para os milhares de fãs que prestigiaram o evento. 

X5-mega-arena-M&G-03Além da estrutura para os jogadores profissionais e grandes equipes do cenário nacional, a XMA proporcionou uma área free-to-play com 700 computadores para o público jogar League of Legends, Dota 2, Combat Arms, Cross Fire, Point Blank e Fifa World, entre outros games.

Patrocinada pela X5 Computadores e pela NVIDIA, a XMA – X5 Mega Arena foi organizada por profissionais ligados ao mundo do e-Sports, de três empresas: Agência X5, especializada em criar estratégias e produzir soluções para a promoção e divulgação do e-Sport, Seleção Brasileira de Games (SBG), que viabiliza a participação de jogadores profissionais de games nas principais competições internacionais por meio de patrocínios, e Brazil Gaming League (BGL), liga criada em 2012 pela Agência X5 e que hoje é a principal plataforma de campeonatos de e-Sports no Brasil, com estúdios, arena, narradores e transmissão por stream com 40 milhões de visualizações.

Quer saber como foi o evento? Nós preparamos uma galeria de fotos completa com tudo o que aconteceu por lá e você pode conferir em nossa Fã page clicando aqui.

x5-mega-arena-M&G-02Nós tivemos a oportunidade de acompanhar todos os dias de evento e a diferença de público de quinta para domingo foi bem significativa, o publico Gamer lotou o final de semana, as pessoas se amontoavam nos stands, tanto para comprar souvenirs como também para jogar. Sem sombra de dúvidas os stands da Nvidia e o da Level UP eram um dos mais cheios e onde o pessoal mais aparecia para jogar. 

O “Espaço Indie” citado no início da matéria é uma promessa que tende a crescer no decorrer dos anos, é realmente gratificante poder ver a valorização por conta da organização do evento a fim de impulsionar os desenvolvedores brasileiros, esperamos que está área continue a crescer exponencialmente!

Os campeonatos sem dúvida são uma atração à parte, a vibração do público com as batalhas é empolgante, é perceptível o quanto as pessoas gostam de apreciar os eSports, torcendo e participando das partidas.

Cena Marcante: Ao nosso lado tinha um garota que não parava de gritar um só minuto “ JOGA DIREITO”!

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *