Trilha Sonora: Criando momentos épicos e inesquecíveis!

O que seria de Donkey Kong Country sem as músicas de David Wise, ou Chrono trigger sem Yasunori Mitsuda e sem falar em Akira Yamaoka em cargo de Silent Hill?

Akira+Yamaoka
Akira Yamaoka
David+Wise
David Wise

Quando se trata de trilha sonora e jogos, nós estamos falando das músicas que irão acompanhar toda a trajetória (ou em pontos chaves) que este irá nos oferecer. 
Durante toda a campanha que compõe o jogo, os efeitos e trilha sonora tem a função de criar um envolvimento maior com a história e com os momentos dentro do jogo. Através dela, juntamente aos outros fatores que estão inclusos durante a jogatina, a trilha sonora é uma parte de extrema importância na criação de uma “Experiência Única, como já foi tratado aqui em outra postagem.

Ocarina-of-Time-1_2

Há jogos que utilizam de suas próprias composições (Legend Of Zelda, Super Mario Bros, Sonic The Hedgehog, Shadow of The Colossus) e outros que utilizam de músicas já estabelecidas (Grand Theft Auto, Need For Speed, Guitar Hero).

Guitar-GH3-hammeron

Vale ressaltar que a escolha apropriada destas músicas é de crédito da empresa responsável, pois tais músicas bem escolhidas serão memoráveis para os jogadores e para a franquia, não sendo necessariamente preciso que sejam músicas de composições exclusivas para o título para que haja um aproveitamento concreto.

Mais uma prova da importância da utilização da música nos jogos é a Video Games Live. Criado e produzido por Tommy Tallarico e Jack Wall, trata-se de concertos que homenageiam as grandes trilha sonoras que compõe os mais diversos títulos do mundo dos games, onde é feito com uma grande estrutura, onde há apresentações no Brasil e no mundo. Abaixo irei colocar um vídeo onde é possível conferir um pouco das apresentações e o site para quem quiser conhecer mais.

foto004

A trilha sonora não é apenas só mais um simples elemento que compõe os jogos (como foi citado acima) e isso é comprovado desde os primeiros títulos, onde suas músicas, hoje em dia, são parte dos estímulos nostálgicos de jogadores de gerações anteriores e até mesmo atual. Essas trilhas sonoras são tão importantes que é possível perceber músicas de décadas atrás sendo utilizados até hoje em dia em aberturas de videos, podcasts, dentre outros. Segue o link do episódio de um podcast do 99vidas que se apropria desse sentimento nostálgico e há uma série de episódios dedicado às trilhas sonoras. Sugiro também que ouçam os outros episódios, uma forte recomendação pra quem gosta de games e nostalgia.

Em síntese, há incontáveis jogos e trilhas que não foram citados aqui (até porque não seria possível), mas que marcaram gerações e vidas, então sintam-se a vontade para contribuir nos comentários e discutirmos mais sobre as trilhas sonoras, seus respectivos títulos e sua importância na indústria dos games.

Não se esqueçam de nos dizer: Qual trilha sonora marcou a sua vida?

Saiba mais:
www.videogameslive.com.br

www.99vidas.com.br

Author: Paulo Junior
Publicitário formado no Maranhão com foco em Marketing Digital, atualmente trabalhando com Estratégias de Mídias Sociais. Admirador nato da cultura pop, com um carinho especial pelo cinema e música, mas com o coração nos games.

1 thought on “Trilha Sonora: Criando momentos épicos e inesquecíveis!

  1. Streets of Rage do Mega Drive composta por Yuzo Koshiro. Simplesmente demais. Cheguei a ligar meu mega ao aparelho de som e gravei em fita cassete para ouvir. Anos mais tarde fiz o mesmo em mp3. Escuto a trilha até hoje. Inclusive foi lançado em cd.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *