Por onde começar no Desenvolvimento de Games?

Esse é meu primeiro artigo para o Marketing & Games, estou contente por entrar no time, tenho ampla experiência com desenvolvimento de jogos e quero compartilhar. Para esse primeiro artigo quero dar simples dicas sobre ‘por onde começar‘ no desenvolvimento de games.

Essa dica que vou dar vale para jogos para windows (desktop/notebook) e também vale para desenvolvimento mobile. Pode parecer obvia, mas acompanho muita gente começando de maneira errada. A maneira de construir jogos eletrônicos é através da programação. Escrevendo código. Esse deve ser o foco. Essa é a dica.

Trecho de código de jogo Existem muitos jogos que permitem que o jogador personalize as fases, os cenários, criação de avatar, mudanças nas características do personagem, etc… Hoje em dia é possível desenvolver partes do jogo sem programar. Modelando cenários, texturas, editando imagens. Alguns iniciantes as vezes acham que é assim que se faz um jogo. Mas não é.

A base do jogo, o núcleo, o motor deve ser a programação. A programação trata de empenhar esses recursos visuais em prol da jogabilidade. E jogabilidade é importante, certo?

Os jogos modernos tendem a simular a realidade. Muito jogadores consideram uma qualidade do jogo ter gráficos perfeitos que imitam a realidade, mas a jogabilidade é outro fator, e esse post trata disso.

Para quem está começando a desenvolver jogos, a dica é: Foque na jogabilidade. Comece por aí. Começe programando.

marioQuero citar ‘candy crush’ que é um jogo que conquistou pela jogabilidade. ‘Pou’ também parece simples, ‘Tetris’ fez um enorme sucesso nos anos noventa em mini-games pelo mundo todo nos primórdios da indústria de games e ‘Mario Bros’ não conquistou pela aparência, conquistou pela jogabilidade.

Jogabilidade tem a ver com programação, esse deve ser o núcleo do processo de desenvolvimento. #ficaadica

Author: Rodrigo Schio
Rodrigo Schio é um programador que reside em Ribeirão Preto. Já fez mais de 10 jogos incluindo apps para celular android. Rodrigo conseguiu realizar seu sonho de infância de criar jogos. Teve que adaptar seu sonho para a realidade e teve que pesquisar bastante e ler complicados manuais de instrução. Agora ele quer dividir seus conhecimentos com toda internet. Rodrigo não gosta de frameworks nem nenhum tipo de ferramenta que gere código-fonte e dedica uma parte do seu tempo livre na criação de novos jogos e manutenção de seus jogos.

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