Crowdfunding, financiando ideias!

Por muitos anos, boas ideias acabaram não saindo do papel por falta de investimento, mas para resolver este tipo de problema foi desenvolvido o Crowdfunding que é uma espécie de financiamento coletivo.

O fundador da Double Fine, Tim Schafer, responsável por jogos como Full Throttle, Grim Fandango, Monkey Island, Day of the Tentacle, entre outros, tinha o projeto de um game em mente, mas que não atraiu a atenção dos principais investidores, neste cenário alguns já teriam desistido, mas ele decidiu buscar outra forma de angariar estes fundos. Tim decidiu recorreu ao Crowdfunding, que funciona assim:

O dono da ideia recorre a um site especializado neste tipo de serviço de financiamento coletivo (ex: Kickstarter EUA, Catarse BRA) publicará de maneira clara e objetiva, estipulando um valor mínimo no qual precisa para viabiliza-la. Após esta etapa, uma rede de pessoas irá avaliar o produto ou serviço oferecido , e as pessoas que se identificarem, contribuem financeiramente o seu projeto. Caso seu projeto não alcance o valor mínimo arrecadado, a quantia retorna para os investidores.

Mas o que leva pessoas desconhecidas a financiar projetos alheios?

Para conseguir um maior investimento, as ideias têm de serem passadas de maneira a despertar o interesse dos investidores, as possibilidades são inúmeras, e vai depender da criatividade do vendedor. Mas o que costuma despertar o interesse das pessoas são as recompensas que são oferecidas, pois o investidor espera receber um benefício em troca do seu dinheiro, e assim quanto maior a contribuição, maior será a recompensa!

Voltando a falar do projeto de Tim, o que contribuiu para o sucesso de seu projeto (além de seu currículo e seu talento profissional) foi o avanço da internet e das redes sociais, proporcionando que um grande número de pessoas possam realizar transações financeiras de longa distância, tornando viáveis contribuições de baixo custo. Com isso Tim que queria arrecadar $400,000 conseguiu angariar mais de $3 Milhões!

É claro que nem todos os projetos são aprovados, mas com certeza podemos concluir que o Crowdfunding, se bem utilizado, pode ser uma importante ferramenta para o mercado de games!

saiba mais em:
www.kickstarter.com
www.catarse.me
www.pt.wikipedia.org

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

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