Como um Gamer se torna um “ista” fanático? A transformação de jogadores em evangelizadores

Gostar de videogames é algo natural, ainda mais nos dias de hoje com o grande número de jogos e consoles sendo lançados constantemente, que atendem a diversos tipos de gostos. A base de fãs Gamers tem aumentado cada vez mais no decorrer das décadas e não parece ser uma tendência momentânea. Independente de raça, cor, credo ou religião os Games como um produto focado em entretenimento não discrimina ninguém e recebe os mais diversos tipos de seguidores.

gamer-heartApesar de os videogames serem populares a muitos anos, as discussões ao redor dos mesmos tem se tornado cada vez mais fervorosas, muito por conta do fácil acesso a ferramentas de comunicação, como as mídias sociais e fóruns por exemplo. Vocês já devem ter ouvido falar do termo “ista” este termo pode parecer pejorativo em uma primeira análise, mas se pesquisarmos a fundo vamos encontrar que nada mais é do que um sufixo para determinar alguém que segue um princípio.

Fazer com que os jogadores acreditem em seus princípios é o principal o objetivo de empresas como Microsoft, Nintendo, Sega, Sony, entre outras que vem trabalhando cada vez mais sua comunicação e porque não citar o seu marketing para cativar seus expectadores e fazer com que além de fãs eles se tornem evangelizadores de suas marcas. Como qualquer outro produto, marcas tendem a motivar seus consumidores para que além de utilizar o seu produto, os usuários indiquem e recomendem os mesmos a seus familiares, amigos, etc.

giphyMas o que torna um Gamer um “ista” fanático?

Um Gamer não se torna um fanático “ista” do dia para a noite, para isso sé necessário um cuidado mais do que especial com os jogadores, obviamente ter um produto de excelente qualidade é o início, mas a partir daí é necessário entender as particularidades de seu consumidor e entregar o que eles esperam! Feito isso temos um consumidor “ista“? Não… a verdade é que para ter um indivíduo que defende a sua marca com unhas e dentes e além disso o promova você precisa entregar o “algo a mais“.

Pense que além de entregar um Game que cativa o jogador, hoje as empresas tem trabalhado, edições de colecionador, DLC, expansões, continuações, action figures, eventos temáticos, orquestras, etc… enfim a verdade é que nem todos esses itens irão te agradar, mas com certeza alguns vão tocar o seu coração e nesse momentos temos o que chamamos de “share of heart”, que é o despertar da preferência do consumidor, uma mix de estratégias combinadas com a criatividade.

Então com toda a certeza podemos dizer que nem todo Gamer ama o que joga, mas definitivamente se o produto final conseguir superar as suas expectativas, digamos alcançar os %110, e ocupar posição efetiva na mente do jogador, atingindo e superando de modo contínuo essas expectativas, feito isso você terá um ista a seu favor. Parece fácil mas não é, mas com certeza algumas franquias já tocaram o coração de vocês caros leitores e conseguiram realizar essa façanha com sucesso.

Compartilhe com a gente, no mundo dos games qual foi o momento que comoveu seu coração Gamer?

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

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