Cansado das redes sociais atuais? Faça parte da Alvanista, uma rede social feita para os Gamers!

O Facebook com certeza é uma referência quando o assunto é “rede social”, mas sua grande popularidade o torna uma rede social generalizada, com isso ao longo dos anos vem surgindo novas redes mais segmentadas, este é exatamente o caso da Alvanista, uma rede social para amantes de jogos eletrônicos, onde você compartilha informações sobre os jogos que gosta, tem ou queria ter, além de informar aqueles que está jogando no momento e também os que já zerou! E o mais importante, foi desenvolvida por brasileiros que amam os games assim como você nosso seguidor que nos acompanha!  

bruno-cavalcantePara entendermos melhor como a Alvanista funciona entrevistamos um de seus criadores, Bruno Cavalcante, que abriu o jogo sobre a criação da rede, dificuldades, planos para o futuro, e muito mais! O resultado você confere abaixo:

152767_468810002Mkt & Games: Como surgiu a ideia da Alvanista?
Bruno Cavalcante: Surgiu quando eu comprei um Playstation 3, no segundo semestre de 2011. Na época, a ideia era criar um site para compartilhar a coleção de jogos entre os amigos, e apresentei a ideia aos meus sócios da Astux, mas ela foi engavetada. Em fevereiro de 2012 eu fiz um protótipo do que seria a Alvanista (imagem a direita) e apresentei novamente – só que dessa vez foi aprovado, e lançamos oficialmente a Alvanista em meados de maio de 2012. Fica a sugestão para todos que tem projetos em mente: escreva-os, em detalhes. Se eu não tivesse escrito o projeto da Alvanista, possivelmente eu nunca teria conseguido trazer ele de volta em fevereiro para criar o protótipo.

Mkt & Games: Quem faz a Alvanista hoje? Equipe e parceiros?
Bruno Cavalcante: A equipe da Alvanista consiste, além de mim, Bruno Cavalcante do Rodolfo Sikora, Thiago Oliveira, Kim Lima e Renata Gadelha, a nossa ilustradora e responsável pela moderação. Também contamos com o apoio dos moderadores, que cuidam de denúncias em postagens e submissão de jogos, e screenshots.

Mkt & Games: Quais foram as dificuldades encontradas para implantar o projeto?
Bruno Cavalcante: Sabemos que a forma como a Alvanista irá se comportar está fora do nosso controle, e será determinada pelos próprios usuários. Podemos somente guiar esse comportamento para algo mais próximo do que enxergamos como o melhor para a Alvanista, e para os próprios usuários. Entender e tomar as decisões para guiar esse comportamento foi, e tem sido, uma dos nossas maiores desafios.

Temos que estar sempre atentos ao que está acontecendo para os novatos, os usuários que estão um pouco familiares e os mais assíduos.
Recebemos e e analisamos com carinho o feedback dos usuários, mas levamos em consideração principalmente as estatísticas de uso do site, e de seus recursos, pra pautar cada decisão que tomamos. Saber exatamente o que deve ser medido, e como, é também uma das nossas maiores dificuldades – pois isso impacta diretamente nas decisões que tomaremos.

Astux3
Quadro de vidro com esboço de boa parte da nova arquitetura da Alvanista

Mkt & Games: Quais são as estratégias que utilizam para divulgar a rede?
Bruno Cavalcante: Nossa ideia principal é criar um serviço que os usuários genuinamente gostem. Usamos essa relação dos usuários com a Alvanista como nosso maior trunfo de marketing. Por isso, tratamos cada um dos nossos canais de comunicação com tanto cuidado: desde o processo de criação da nossa mascote, Lola (alvanista.com/lola), que demorou mais de 6 meses e gerou dezenas de propostas recusadas – até nos apaixonarmos pela proposta final, passando pelas nossas postagens no Facebook (facebook.com/alvanista) e as feitas pela própria Lola.

Além disso, também tentamos estimular ferramentas de compartilhamento do conteúdo da Alvanista pelos usuários, e realizamos campanhas de marketing digital a cada trimestre.
Quanto mais usuários estão felizes usando diariamente a Alvanista, mais bom conteúdo tende a ser gerado, e com maior frequência. Mais críticas são escritas, mais jogos são avaliados, mais vidas são dadas e mais comentários são feitos – o que melhora a experiência para toda a base de usuários. Portanto, estratégias de marketing são muito importante para nós.

Mkt & Games: Redes sociais estão em alta, quais são os diferenciais da Alvanista em relação aos seus concorrentes?
Bruno Cavalcante: Nosso maior diferencial são as pessoas que fazem parte dela, e a forma como elas participam da Alvanista. Percebemos que, em muitas redes sociais, o seu círculo de contatos de cada rede é um tanto similar ao de outros serviços sociais. Na Alvanista, pensamos que você terá um círculo de jogadores/personas bem diferente, baseado no seu “eu” como jogador, o que é estimulado por toda a especialização da rede no tópico de games.

Isso vai te fazer ter um grupo à parte de outras redes, e criar um lugar onde você sabe que estará entre irmãos para acompanhar, discutir e compartilhar tudo que te interessa sobre games.

switcherMkt & Games: Com a inclusão das Personas, o intuito é atrair profissionais a participar da Rede?
Bruno Cavalcante: Nem tanto, a ideia é criar um canal para que as pessoas possam segmentar e especializar seu conteúdo. Acreditamos que uma conta “especialista” tem um potencial muito maior de trazer (bons) seguidores e gerar discussão do que contas que falam sobre os mais diversos tópicos. Com alguns meses de lançamento das personas, essa boa recepção a elas foi comprovada – bem acima da nossa espectativa, até.

É importante ressaltar que isso não quer dizer que queremos o fim de contas que falam sobre diversos tópicos – só queremos fornecer uma opção para aqueles que desejam segmentar seu conteúdo.
Como cereja do bolo, você ainda pode compartilhar sua persona com outros jogadores – assim o bom conteúdo continua sempre fluindo pela rede.
Pela própria natureza das personas, ela acaba caindo como uma luva para profissionais/empresas/projetos, também, e isso muito nos agrada. Acreditamos, sinceramente, que podemos ser no futuro próximo o melhor canal de comunicação destas para com os jogadores.

alvanista walmartMkt & Games: Vocês pretendem monetizar a Rede, além da parceria com o Wallmart?
Bruno Cavalcante: Sim, e já estamos. É possível anunciar na Alvanista (http://alvanista.com/advertise), e fornecemos algumas modalidades que julgamos bem interessantes, tanto para os usuários, como para os anunciantes, para isso.

Pela forma como nosso anúncio é feito, exibido, e percebido, somos confiantes de que a Alvanista é uma das opções que podem gerar o maior retorno, a nível de fortalecimento de marca e alcance de campanha, para o segmento de games na internet.

Mkt & Games: Quais são os planos para a Alvanista no futuro?
Bruno Cavalcante: Aplicativo móvel da Alvanista é o topo da nossa lista. Pensamos que isso é prioritário, e irá melhorar bastante a experiência de todos os usuários.

Temos mais algumas ideias em mente, mas essas iremos manter em segredo. Como sempre tem sido desde que lançamos a Alvanista, podem aguardar novidades que elas continuarão chegando.

Ainda não faz parte da Alvanista? Não perca tempo clique aqui e faça o seu cadastro! Com certeza as pessoas que você vai encontrar por lá falam a mesma língua dos games que tanto amamos!

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

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