A psicologia do sentimento ista entre o “Gamer Old” e o “Gamer Moderno”

Após finalizar meu último texto sobre o que torna um Gamer um “Ista” decidi me aprofundar mais sobre o tema e encontrei este texto muito interessante que replico abaixo com a devida referência ao seu autor:

Depois de anos participando de fóruns, para um bom observador de comportamento humano, é fácil detectar padrões de comportamento da maioria dos jogadores. E nesse tópico tentarei explicar os vários tipos de comportamentos inseridos em fóruns e na vida real. lembrando que essa análise é sobre a realidade brasileira.

O sentimento do gamer old: Influências

A maioria recebeu influência dos pais e amigos que compraram jogos e videogames da década de 70 e 80. Boa parte deles tinham experiência de jogatinas oriundas de fliperamas, computadores domésticos e os consoles de mesas, estes os mais populares eram o Atari 2600, o Nintendo Entertainment System e seus clones, conhecido como Nes e apelido carinhosamente pelos seus fãs de Nintendinho e o Master System.

istasEsses jogadores, que chamo de Gamers pré-old deram as bases fundamentais para que os futuros gamers continuassem com a tradição da cultura do entretenimento do vídeo-jogo. Eles são os responsáveis e criadores que tudo conhecemos hoje. Média de Idade – 25 a 40 Experiências – Começaram a jogar os videogames que os pais impuseram, entretanto foram desgarrando e buscando seus próprios gostos com o tempo. Muito começaram a jogar bem novinhos (de 4 anos até 8 anos) e outros um pouco mais “velhos” entre 09 a 12 anos. Com um conhecimento mais independente dos pais, aprenderam a apreciar os jogos e os consoles, lendo revistas e debatendo com os colegas da escola sobre os lançamentos, as avaliações técnicas dos jogos e a evolução tecnológica. Os videogames mais jogados eram o Nes, Master System, Mega Drive, Neo Geo e o Super Nintendo.

O Nascimento dos istas

São os gamers olds responsáveis pelos nascimento do termo ista, não se sabe quando começou, mas segundo os historiadores, remota-se na época em que a Sega entrou no mercado de consoles, gerando ciumes por parte dos admiradores do Nes, que na época era o console mais popular do mundo e que salvou a indústria ocidental e lançou o primeiro mascote, o famoso Mario Bros. Entretanto o Master System, mesmo não tendo conseguido uma popularidade comparável, ele conseguiu roubar um pouco da fama do Nes, principalmente na Europa e no Brasil e ainda por cima era mais poderoso tecnicamente.

Assim os amantes do Nes e defensores incondicionais da Nintendo eram conhecidos como nintendistas e os apreciadores do Master System começaram a conhecer os jogos da Sega, que por ventura era quase que 90% do cash do Master. Alex Kidd e Phantasy Star foram os grandes responsáveis pelo nascimento de muitos seguistas que conhecemos hoje. Vale ressaltar que na época os istas fanáticos ainda não eram conhecidos, mas já existiam, porém devido a comunicação ainda arcaica não eram bem difundidos na mídia. Com o surgimento da Internet, o termo começa a popularizar através de fóruns, chats e comunidades de relacionamentos.

tipos-de-jogadores-istas-marketing-games

.
Quem são os istas?

Os istas são jogadores fãs de uma empresa que produz determinado console, como essas fabricantes faziam jogos para estes consoles, o apreço por elas foram acentuados. Na época a identificação do jogo com a produtora eram grande, pois a produção era direta e não tinham intermediários ou estúdios terceirizados. Como as empresas e as demandas eram ainda pequenas , as fabricantes conseguiam atender com tranquilidade os clientes, criando e ofertando jogos cada vez mais revolucionários.

A época era conhecida como o berço da criação moderna, principalmente dos meados anos 80 pro começo dos anos 90. Nessa época os Nintendistas e Seguistas ficaram populares através da maior guerra dos videogames, entre Mega Drive e Super Nintendo, deixando os jogadores totalmente divididos na escolha, pois como brinquedos (na época era considerado ainda um brinquedo) eram caros, poucos tinham grana suficiente de comprar os dois consoles, portanto eram obrigados a escolher o videogame.

Quem são os istas fanáticos?

Eles eram admiradores de uma determinada marca que se tornaram torcedores e consumidores exclusivos da mesma, fazendo propagandas incondicionais de sua marca preferida em vários meios de comunicação. Na internet são conhecidos como ista hater e seus argumentos tem informação de venerar o produto querido e depreciar os produtos dos concorrentes. Esses argumentos são conhecidos pelo termo, flame, ou seja. o ato de utilizar argumentos inúteis para qualquer tipo de debate em fóruns. Significado de Flame – é o ato de publicar mensagens deliberadamente ofensivas e/ou com a intenção de provocar reações hostis dentro do contexto de uma discussão.

O fanatismo chega a ser tão grande, que alguns deles criam clones e criam personagens com intuito de ofender e claro fazer propaganda da sua empresa querida. 

Texto original: www.forum.jogos.uol.com.br

Fundador do Marketing & Games, Líder de negócios estratégico com histórico de impulsionar o crescimento, promover a excelência em equipes de alto desempenho e impulsionar estratégias de marketing de produtos para reconhecimento e expansão do setor. Experiência comprovada em operações, parcerias e campanhas de marketing globais nos setores de tecnologia e jogos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *