A importância Cultural e Econômica dos Games em nossa sociedade

Dentro da robusta indústria do entretenimento uma das áreas que apresenta maior crescimento atualmente é o setor de games; afinal de contas, este se consolidou como objeto cultural e importante pilar dessa indústria, atraindo a atenção da mídia devido às dimensões de lucratividade que alcançou com seus produtos.

pacman-live-at-GameCity-2-008Segundo um relatório da Statista, instituto estadunidense de estatísticas e estudos de negócios, a indústria de games em 2012 montava de um faturamento absoluto de $78,87 bilhões de dólares e este número, para 2015, está estimado para chegar em valores próximos a $111,06 bilhões de dólares. Já um outro estudo realizado pelo instituto Newzoo mostra uma projeção um pouco menos grandiosa e aponta que o mercado mundial de games em 2017 será de $107 bilhões de dólares.

Porém, longe de entrarmos em questões ligadas ao âmbito da economia, esta parte inicial de nosso texto busca situar a indústria de games como um campo relevante para estudos de comunicação e consumo dado o crescimento contínuo que vemos ano a ano para este ambiente. Um aspecto essencial a ser debatido aqui é o fato de que, mais do que produtos da indústria do entretenimento, os games se transformaram em mídia e sobre esse assunto confira a opinião de alguns autores famoses

Roger Silverstone, autor do livro “Porque estudar a mídia” (2002, p.14)
“a mídia agora é parte da textura geral da experiência”.

Fátima Regis, autora do livro “Dicionário de Comunicação” (2014, p.278)
“importância cultural e econômica dos games cresce na mesma proporção em que seus públicos se expandem e diversificam” e que portanto os video games “tornaram-se, assim, um potente meio de comunicação, interação e sociabilidade na cultura contemporânea”.

No atual cenário em que vivemos, os games também são mercadorias e podem ser estrategicamente moldadas para serem fatores de diferenciação social e transmissores de mensagens. Como afirma Don Slater em seu livro “Cultura do consumo & modernidade” (2002, p. 131), todo consumo é cultural e sempre envolve significado e experiência.

Mas afinal quão presentes estão os games na nossa cultura?

Author: Mauro Berimbau
Mestre em comunicação e consumo pela ESPM, com o tema "Advergames: comunicação e consumo de marcas". Lecionando na mesma instituição, pesquisa sobre jogos eletrônicos, entretenimento e marketing e mantém o laboratório de desenvolvimento e pesquisa lúdica GameLab ESPM. Fã e colecionador de videogames. Pesquisador nos campos de: ad-making, marketing, Cyber-cultura e games, especificamente a compreensão dos games como mídia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *